Ação de Fonoaudiologia Ocupacional na Alepe dedicada a mães de crianças com necessidades especiais
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Uma ação de Fonoaudiologia Ocupacional foi realizada pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) nesta terça-feira (16/05). A atividade foi orquestrada para mães de crianças com necessidades especiais e neuroatípicas e servidores envolvidos na arte de cuidar. Durante a ação, as fonoaudiólogas Eneida Virgínia, Ianne Michele e a psicóloga Rita Brito, proferiram a palestra intitulada “Cuidando do Cuidador com ênfase na figura materna”.
Repensar como está sendo cuidado o cuidador é de extrema importância, porque o desgaste físico e emocional repercute na forma de se cuidar do outro. Também estiveram presentes servidores do sexo masculino, não menos cuidadores. O ato de cuidar remete à rede de cuidados que fogem ao âmbito do lar e por isso adoecemos paulatinamente sem perceber.
Posteriormente à palestra, os convidados foram encaminhados à Sala Vida Saudável, onde receberam ações terapêuticas associadas às especialidades da Fonoaudiologia Estética e de Motricidade Orofacial com Skincare e Pontos Motores da Face. A fonoaudióloga Eneida Virgínia ainda realizou intervenções complementares da medicina chinesa com Auriculoacupuntura não invasiva e Shiatsuterapia Mecânica, bem como Aromoterapia. Esse circuito de autocuidados foi todo organizado seguindo protocolos montados para tratar a ansiedade, estresse, dores musculares, insônia e as emoções.
“O melhor da ação se concretizou ao ensinar a cada mãe que é possível se permitir ser cuidada e que ela pode usar de ferramentas econômicas para isso, na sua própria residência. Despertá-las para desenvolverem a autopercepção sobre suas limitações bem como, ‘desmistificar o pensamento generalizado pela sociedade que as mães são sempre fortes e não podem adoecer’, gera o próprio adoecimento pela autocobrança. A linguagem oral silenciada é o espelho de muitas doenças psicossomáticas, refletindo-se no corpo através das patologias”, ressaltou Dra Eneida.
AGRADECIMENTOS
A coordenação da ação agradece à nova mesa diretora representada na figura do Superintende de Saúde Dr Wildy Ferreira; seus assessores Dr Ernani Paiva e Dra Patrícia Amélia, mais uma vez com olhar humanizado para os servidores deste Poder Legislativo e para as mães de crianças neuroatípicas que tanto se esforçam para manterem o tratamento diário de seus filhos, representa a valorização e o encorajamento que elas precisam para continuarem.