Fonoaudióloga coordena Páscoa Inclusiva na Assembleia Legislativa de Pernambuco
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Na luta por uma maior inclusão social, a fonoaudióloga Eneida Virgínia coordenou a Páscoa Inclusiva – em alusão ao dia Mundial de Conscientização do Autismo (02/04) e ao Dia Nacional pela Luta da Educação Inclusiva (14/04). A ação ocorreu no último dia 12 de abril, com atividades Fonoterápicas Inclusivas com pacientes que já se encontram em atendimento por ela no serviço ambulatorial da Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe.
Na ação, 13 crianças participaram das atividades arte lúdico terapêuticas, incluindo também as que apresentam TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) e TEA em graus variados. Dentre o grupo, esteve presente o pré-adolescente Tiago Cândido, autista de 14 anos, que atuou como assistente e ficou muito feliz com o convite.
A finalidade pioneira do movimento Fonoterápico Inclusivo era incluir os Autistas em atendimento coletivo com as demais crianças, com e sem necessidades especiais, de onde de fato se vivencia a inclusão em toda sua magnitude. À Fonoterapia foram associadas atividades de Psicomotricidade Clínica e relacional; estímulos das funções executivas, exercícios de Audiologia Clínica e Fonoaudiologia Educacional, promovendo a integração das diversas especialidades Fonoaudiolológicas.
Os pacientes ainda levaram de brinde um mini coelho de gesso para pintarem em casa, além de todo material terapêutico que foi utilizado durante o evento. O encontro foi finalizado com lanche coletivo.
“Foi uma experiência rica e inovadora. Atividades como essas ultrapassam o setting terapêutico, propiciam fortalecimento de vínculos afetivos e suporte familiar. As famílias percebem-se realmente envolvidas, veem que existem outros lares com dificuldades semelhantes e se solidarizam. Perceber que não está só na luta pelo seu filho as encoraja a seguir. Vivenciar a inclusão é transpor as barreiras da acessibilidade, para favorecer a possibilidade de se conviver efetivamente com a diversidade”, destacou a Fonoaudióloga Eneida Virgínia, que destacou o apoio da psicóloga Rita Brito e toda a gestão da Alepe.
A Fonoaudióloga agradece a oportunidade à nova gestão, representada pelo Presidente desta Casa Legislativa, Exmo Sr Álvaro Porto; o primeiro Secretário, Deputado Gustavo Gouveia; o Superintendente de Saúde e Medicina Ocupacional, Dr Wildy Ferreira; e seus Assessores, Dra Patrícia Amélia e Dr Ernani Paiva, por apoiarem a causa da inclusão.