Ministério da Saúde aprova Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do TDAH


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

O Ministério da Saúde aprovou o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), considerando a necessidade de se estabelecerem os parâmetros sobre o TDAH no Brasil e diretrizes nacionais para diagnóstico, tratamento e acompanhamento das pessoas com esta doença. Como um dos principais sintomas do TDAH é a desatenção, o fonoaudiólogo (a) atua na área para que a atenção da criança seja aprimorada.

Clique aqui e acesse a Portaria

O protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade possibilita critérios de diagnóstico, critérios de inclusão e de exclusão, tratamento e mecanismos de regulação, controle e avaliação.

DADOS

A prevalência mundial de TDAH estimada em crianças e adolescentes é de 3% a 8%. Embora o TDAH seja frequentemente diagnosticado durante a infância, não é raro o diagnóstico ser feito posteriormente. Com isso, a atuação da Fonoaudiologia também está relacionada com a doença devido às dificuldades de linguagem e atraso na fala das crianças com TDAH.

Segundo o ministério, o transtorno é considerado uma condição do neurodesenvolvimento, caracterizada por uma tríade de sintomas envolvendo desatenção, hiperatividade e impulsividade em um nível exacerbado e disfuncional para a idade. Os sintomas começam na infância, podendo persistir ao longo de toda a vida.

“As dificuldades, muitas vezes, só se tornam evidentes a partir do momento em que as responsabilidades e a independência se tornam maiores, como quando a criança começa a ser avaliada no contexto escolar ou quando precisa se organizar para alguma atividade ou tarefa sem a supervisão dos pais”, ressaltou a pasta.

Com informações da Agência Brasil

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

« Voltar