No Dia do Cantor, veja algumas dicas valorosas para o bom funcionamento da voz dos artistas


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

De Elvis Presley a Aretha Franklin, passando por Frank Sinatra, Elis Regina, Freddie Mercury, Roberto Carlos, Ivete Sangalo e Adele. A música teve (e vai continuar tendo, para nossa sorte) ao longo da história grandes cantores e magníficas cantoras. Para todos esses profissionais da voz cantada esta quarta-feira (13 de Julho) é especial, é o Dia do Cantor.

O ato de cantar tem a capacidade de tocar a sensibilidade das pessoas. “O canto transmite muitos sentimentos, todos eles, pela voz. É diferente: ouvir uma música de ler a letra da música. Porque a emoção vai na voz de quem canta. Quantas pessoas hoje conseguem se acalmar após ouvir uma música na voz do seu cantor predileto?. O cantor tem um poder de gerar no outro sensações de tranquilidade e paz. Tudo depende do brilho da voz e do tipo de articulação e qualidade vocal”, destacou a fonoaudióloga Valência Marinho, especialista em voz.

.Uma profissão linda, mas que precisa de um cuidado e tanto com a voz, o principal instrumento de trabalho. “A voz do cantor é uma preciosidade que merece cuidados. É uma das categorias de Voz profissional mais expostas a riscos. Diferem entre os estilos de canto, como popular e o lírico por exemplo, porque tem formação de base, classificações e demandas diferentes. Via de regra os cantores devem conhecer o funcionamento dos aparelhos fonador e respiratório para melhor entender os ajustes que seu estilo de cantar exigem”, destacou a fonoaudióloga, também especialista em voz, Patrícia Balata.

Pensando nisso, listamos algumas dicas sugeridas por Patrícia para um bom funcionamento das vozes desses artistas e para o prazer dos nossos ouvidos.

  • Evitar os hábitos que alteram a integridade dos órgãos da voz e fala com o uso de substâncias tóxicas como o tabagismo hoje em dia tão em voga os “vapers” (cigarro eletrônico)
  • Evitar drogas ilícitas em geral e o uso excessivo do álcool
  • Manter-se bem hidratado
  • Entender-se como um atleta vocal, cujo rendimento depende do conhecimento e uso de técnicas que promovam bom condicionamento, alto rendimento, capacidade de recuperação após as apresentações e longevidade vocal
  • É necessário diagnóstico laringológico e fonoaudiógico para estudo da função e escolha do tratamento adequado
  • Receber orientações de professores de canto
  • Ter boa alimentação
  • Manter o corpo em boas condições cardiorrespiratórias

Lembrando que, no Brasil, a profissão foi regularizada com a criação da Ordem dos Músicos no Brasil, com a Lei nº 3.857, de 22 de dezembro de 1960. Vale a pena destacar que, por não existir uma lei que determine a data oficial do Dia do Cantor, muitas pessoas também costumam celebrar a data no dia 27 de setembro.

« Voltar