Gestão do Crefono 4 incentiva fonoaudiólogos a pleitearem cargos públicos no executivo e legislativo


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Getting your Trinity Audio player ready...

No cenário atual, a Fonoaudiologia tem se mostrado uma área essencial para a promoção da saúde, educação e bem-estar da sociedade. A atuação dos fonoaudiólogos vai muito além das clínicas e consultórios, e sua presença no poder público, tanto no executivo quanto no legislativo, é uma peça fundamental para o fortalecimento da profissão e a ampliação do acesso a serviços de qualidade para a população. Esse crescimento da área ficou ainda mais evidente durante e após a pandemia.

“O Crefono 4 tem a missão de orientar, regular e fomentar a atuação dos profissionais de Fonoaudiologia, e um dos caminhos para garantir avanços significativos para a categoria é incentivar o engajamento de fonoaudiólogos nos espaços de decisão e poder, como nas esferas municipais, estaduais e federais”, comentou o presidente Cleiton Miguel.

A atuação do fonoaudiólogo em cargos públicos pode se dar na promoção de políticas públicas eficientes, garantia de direitos e acesso à saúde e educação, avanços legislativos e regulamentações favoráveis à profissão, como PLs do piso e carga horária.

A ocupação de cargos públicos por fonoaudiólogos traz uma série de benefícios não apenas para a profissão, mas também para a sociedade como um todo. Ao ocupar esses espaços, os profissionais podem:

– Influenciar o orçamento público, garantindo mais recursos para a saúde e educação, especialmente nas áreas que envolvem a atuação do fonoaudiólogo;
– Fortalecer a integração entre saúde, educação e políticas públicas, promovendo a atuação multidisciplinar necessária para a evolução da Fonoaudiologia;
– Garantir a inclusão de políticas que atendam às necessidades das pessoas com deficiências auditivas, de comunicação ou de deglutição;
– Aumentar a visibilidade da profissão, criando mais oportunidades para o fonoaudiólogo em diferentes áreas de atuação e promovendo a profissão junto à sociedade.

“Convidamos os fonoaudiólogos a refletirem sobre o impacto que podem causar ao se envolverem com a política pública. A atuação no poder público pode ser uma forma de transformar a realidade da Fonoaudiologia e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas”, finalizou o vice-presidente Iure de França.

« Voltar