Dia Mundial da Voz: Conselho de Fonoaudiologia lista dez orientações para uma boa saúde vocal


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

É de extrema importância cuidar da saúde vocal! Para tratar sobre os cuidados com a voz, o Conselho Regional de Fonoaudiologia – 4ª Região (Crefono 4), com atuação em Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Sergipe, divulga dez orientações para uma boa saúde vocal em alusão ao Dia Mundial da Voz 2022, celebrado anualmente no dia 16 de abril.

Você já parou para pensar sobre a importância da sua voz? Nossa voz é um poderoso instrumento de comunicação. Por meio dela manifestamos nossos pensamentos, intenções e emoções. O uso da voz é fundamental na profissão, na escola e nas interações sociais.

Este ano, a Campanha da Voz tem o tema “Sua voz importa”, em que, além de alertar para a importância dos cuidados com a saúde vocal, considera a voz como instrumento de inclusão e igualdade de direitos. A voz de cada um de nós diz muito sobre nossa personalidade, nossas história, ela impacta nossos relacionamentos e auxilia no empoderamento de quem dela bem utiliza.

A Campanha da Voz 2022, promovida pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e o Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia, incentiva mulheres, homens, crianças, adultos e idosos a observarem a saúde vocal e a manterem hábitos saudáveis de voz. A data comemorativa ao Dia Mundial da Voz surgiu no Brasil em 1998, tendo repercussão em todo o mundo, com outros países da América e da Europa aderido às comemorações.

ORIENTAÇÕES PARA UMA BOA SAÚDE VOCAL

1. Hidrate-se. Beber muita água durante todo o dia é a melhor maneira para se manter hidratado.

2. Evite gritar. O grito é sempre ruim para a voz, já que se coloca uma grande pressão sobre o delicado revestimento de suas pregas vocais.

3. Utilize um microfone para falar em público. Quando você é convidado para falar em público, especialmente em uma grande sala ou ao ar livre, use um microfone. A amplificação permite-lhe falar no volume de conversação, mas ainda assim chegar a todo o público.

4. Aqueça sua voz. Aquecer a voz não é apenas para os cantores, já que ajuda a voz durante a fala do dia a dia, também.

5. Não pigarreie. O pigarro funciona como bater ou golpear as pregas vocais em conjunto. Em vez de limpar a garganta, tomar um pequeno gole de água ou engolir saliva para saciar o desejo.

6. Evite fumar. O fumo é, provavelmente, a pior coisa que você pode fazer para que sua voz. A fumaça é algo que provoca danos permanentes aos tecidos das pregas vocais e é o primeiro fator de risco para o câncer de laringe (pregas vocais).

7. Evite realizar competição sonora. Quando você está em um lugar com ruídos de fundo, você não percebe o quão alto você pode estar falando. Preste atenção em como sua garganta se ressente nestas situações, pois muitas vezes há uma sensação de ressecamento e irritação antes de notar o esforço vocal que você está fazendo.

8. Tenha uma boa respiração. Fale devagar e pronuncie bem as palavras.

9. Seja um bom ouvinte. Se você ouvir a sua voz rouca, não se esqueça de descansar tanto quanto possível. Forçar a voz quando você tem laringite pode levar a mais problemas vocais sérios.

10. Rouquidão persistente. Se a sua voz é rouca persistente, procure a avaliação de um otorrinolaringologista e de um fonoaudiólogo.

Foto: https://odebateon.com.br/conheca-as-areas-de-atuacao-do-profissional-de-fonoaudiologia/

« Voltar