Fonoaudióloga da Bahia inicia pesquisa sobre a comunicação com pacientes na consulta remota


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

A fonoaudióloga Thais Titonel Abreu (CRFa 4-8474), da Bahia, está realizando uma pesquisa multidisciplinar para a sua tese pela Universidade Fernando Pessoa (UFP), na cidade do Porto, em Portugal, que visa a construção e validação de um instrumento de avaliação da comunicação do profissional de fonoaudiologia com o paciente.

Clica aqui para acessar a pesquisa na íntegra!

A tese, inclusive, foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador/BA, capital da Bahia. A pesquisa pretende contribuir com a produção de conhecimento sobre o construto comunicação no campo da saúde.

“Ainda que se encontrem, na literatura, materiais de ensino e prática para treino do profissional de saúde em aconselhamento, não há um instrumento de avaliação validado dessa aprendizagem sobretudo em consultas remotas, uma modalidade cada vez mais comum nos últimos dois anos”, ressalta Thais Titonel.

O estudo objetiva elaborar e validar, por meio dos métodos psicométricos, um instrumento de medida da comunicação do profissional de saúde com o paciente, durante consulta remota síncrona, por vídeo interação, na área da saúde.

Ao final da pesquisa, espera-se obter um instrumento de avaliação de 360 graus (múltiplos avaliadores), com comparações de respostas entre os avaliadores, com intervenção de retorno (feedback) ao avaliado, de aplicação prática, realista, gerador de efeitos educacionais, não punitivo, formativo, para ser usado em setores públicos e privados da saúde e educação em saúde.

A pesquisa possui como orientadora a professora e doutora Isabel Maria Sousa Lopes Silva, da UFP, e coorientação da professora e doutora Carolina Villa Nova Aguiar, da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), na Bahia.

« Voltar