Projeto Memória homenageia Nadia Azevedo
Elegemos um nome de peso para estrear nossa mais nova ação: o Projeto Memória. Uma das maiores referências da região Nordeste quando o assunto é gagueira, Nadia Azevedo (CRFa 4-1103) acumula experiências significativas e muito relevantes no ensino, pesquisa e prática clínica para o nosso campo profissional.
É sempre uma honra tê-la por aqui! Conheça um pouco e aproveite para se inspirar na sua trajetória profissional! ⬆
Ah, quer conhecer mais sobre profissionais da Fonoaudiologia? Acompanhe nossos posts, por aqui vamos falar muito mais sobre quem faz e o que acontece na nossa área!
Conheça a trajetória da fonoaudióloga Nadia Azevedo (CRFa 4-1103)
Atuante na área de Patologias da Linguagem, Nadia começou o seu percurso profissional na Fonoaudiologia Rio de Janeiro em 1978, ano em que concluiu a graduação na área. Mas a relação com o Recife começou logo cedinho – em 1980 – quando abriu seu primeiro consultório.
No ano seguinte, estreou suas atividades na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Em 1983, graças ao reconhecimento da profissão no Brasil, retornou ao Rio para convalidar disciplinas do curso de Fonoaudiologia.
Ao longo de sua carreira, orientou 31 dissertações de mestrado, oito teses de doutorado e 41 pesquisas de Iniciação Científica (IC). Ela utiliza como aporte teórico-metodológico a Análise do Discurso de linha francesa, na relação com a aquisição e distúrbios de linguagem – em especial, a gagueira e a afasia.
O currículo é extenso. 📚 No ano 2000, concluiu mestrado em Fonoaudiologia, e em 2006 defendeu o doutorado em Letras e Linguística. Entre outros, integra o Banco Nacional de Avaliadores Institucionais (MEC) e hoje também está na coordenação do Procad Unicap. Além de presidente e membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP UNICAP) de 2014 até hoje.
A fonoaudióloga também é líder do grupo de pesquisa do CNPq “Discurso, sujeito e sociedade”, constituído no Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem, e membro do Grupo de Pesquisa Linguagem, Distúrbio e Multidisciplinaridade.
É casada com Roberto e tem dois filhos, Thiago e Fernanda. Tem cinco netos: Alyssa, de 18 anos, filha de Fernanda, Júlia e Bernardo, de 14 e 7 anos, filhos de Thiago e duas netinhas pequenas, Mila, de 2 anos e Isabella, de 5 meses, que moram com Fernanda.
Nós só temos a agradecer por tanto conhecimento compartilhado. Sua dedicação nos inspira sempre, Nadia!