Setor de Fiscalização do Crefono 4 destaca-se em atendimento presencial durante pandemia
Em meio à pandemia, a Comissão de Fiscalização e Orientação do Crefono 4 se destacou nas orientações presenciais e fiscalizações aos profissionais fonoaudiológicos, tão necessárias no contexto em questão. A fiscalização, área fim do Conselho, atuou com bastante eficiência através das fiscais Rita Valença (sede) e Pétala Galvão (subsede).
“Retornamos às atividades presenciais, em julho de 2020, e já iniciamos a elaboração de um plano de retomada das fiscalizações presenciais que incluíam os diversos tipos de estabelecimentos de saúde de forma gradativa, considerando o quadro epidemiológico das cidades de Recife e Salvador”, detalhou o presidente do Crefono 4, Wagner Teobaldo.
Antes de retornarem para as fiscalizações presenciais, as fiscais realizaram formação e treinamento em Biossegurança voltados aos procedimentos operacionais padrões. Os cursos foram ofertados pelo Avasus com direito a certificação após a conclusão. “As fiscais receberam todos os EPIs necessários, além de uma formação sobre biossegurança, incluindo a paramentação e desparamentação, ministrada por fonoaudiólogos conselheiros com larga experiência sobre o tema”, complementou o presidente.
As fiscalizações foram retomadas nas regiões metropolitanas da sede, em Pernambuco, e da subsede, na Bahia, no dia 03 de agosto, e as fases avançaram a cada 15 dias, de modo a contemplar os diversos tipos de serviços, como: clínicas de medicina do trabalho, consultórios, serviços ambulatoriais, centros auditivos, unidades básicas de saúde, Centro Especializado em Reabilitação (CER), clínicas em geral, hospitais e empresas home care.
Destaca-se que as denúncias recebidas pelo Crefono 4, são todas acolhidas e diligenciadas, de modo a cumprir o papel de órgão fiscalizador da profissão e de proteção à população de profissionais irregulares e de leigos no exercício da Fonoaudiologia.
“Estamos sendo bem recebidas pelos profissionais durante as fiscalizações presenciais e os mesmos estão recebendo bem as orientações, sobretudo, referente aos EPIs. Neste aspecto, o maior número de infrações identificadas no que diz respeito ao uso inadequado de máscaras caseiras durante atendimento fonoaudiológico”, afirmou a fiscal Pétala Galvão.
Durante os meses de agosto a dezembro de 2020 foram realizadas 328 fiscalizações, em sua maioria em centros auditivos, consultórios, policlínicas e hospitais públicos. No total do ano, os números também foram satisfatórios, confira:
Fiscalizações do Crefono 4 em 2020
Ano Fiscalizações Orientações remotas Nº de Irregularidades
2020 591 875 186