Conselhos se re


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Representantes do CREFONO 4, CREFITO (1ª Região) e CRP (2ª Região) se reuniram com o Presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização do CREMEPE, Dr. Silvio Sandro Alves Rodrigues, no último dia 24 de abril . No encontro tais conselheiros entregaram um documento produzido em conjunto, destacando a conduta recorrente de alguns médicos em indicar apenas uma proposta terapêutica a ser buscada pela família para o tratamento do TEA, desprestigiando, com isso, outras abordagens que não estão dentro do viés indicado pelo médico, numa atitude de cerceamento a autonomia profissional, inclusive sobre a livre escolha do cliente.

De acordo com os conselheiros, os profissionais das categorias acima descritas têm exigido de
seus respectivos Conselhos uma ação a respeito do que eles chamam “reserva de mercado”,além disso, há nos laudos médicos a afirmação de que tal abordagem indicada é a única que possui comprovação científica. O relatório também apresenta repúdio contra o ato médico em determinar o quantitativo de sessões a serem realizadas para as terapias acimas indicadas, desconsiderando a avaliação do caso a caso, a ser determinada pelo profissional que acompanhará o tratamento terapêutico.

O presidente da COF do CREMEPE, Dr. Sílvio, se mostrou surpreso com a situação e recebeu o documento acolhendo favoravelmente a questão. O médico concordou com a indignação dos
Conselhos e informou que levará o assunto para a reunião com a diretoria, dando em breve
uma posição a respeito.

Esteve presente representando O CREFONO-4 Cláudia Rejane, presidente da COF; Patrícia Amazonas, presidente da COF do CRP 2, Amanda Belo, do CREFITO 1 e Valéria Aguiar, fiscal do CRP 2.

« Voltar