CFFa/CFP determina uso do Neupsilin apenas para Fonoaudiólogos e Psicólogos
Foto: reprodução da internet
Os Conselhos Federais de Fonoaudiologia (CFFa) e de Psicologia (CFP) publicaram, conjuntamente, uma resolução (001/2017) que estabelece regras para a utilização da Coleção Neupsilin (Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Neupsilin e Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil Neupsilin-Inf) para uso exclusivo dos/as Fonoaudiólogos/as e Psicólogos/as.
O Neupsilin é uma ferramenta clínica que busca investigar quais as funções cognitivas estão preservadas e quais estão comprometidas. A Resolução Conjunta reforça que a Coleção Neupsilin só poderá ser adquirida junto à(s) editora(s) que a comercializa por tais profissionais devidamente inscritos e regularizados em seus respectivos conselhos de classe.
O teste é composto por 32 subtestes, que avaliam 8 funções neuropsicológicas: Orientação Têmporo-Espacial, Atenção Concentrada, Percepção Visual, Habilidades Aritméticas, Linguagem Oral e Escrita, Memória Verbal e Visual, Praxias e Funções Executivas.
Na justificativa para defender a utilização apenas desses dois profissionais, os Conselhos Federais de Fonoaudiologia e Psicologia enfatizaram que o uso da Coleção Neupsilin afere construtos neuropsicológicos interdisciplinares presentes nas áreas de Fonoaudiologia e Psicologia e demanda conhecimentos específicos dos construtos neuropsicológicos avaliados etambém de psicometria.
A íntegra da Resolução Conjunta 001/2017 pode ser conferida aqui.