Departamento de Fonoaudiologia da Unijorge realiza ação com público Down
Os discentes do Estágio Supervisionado em Clínica Fonoaudiológica III (Neurologia) do Centro Universitário Jorge Amado realizaram uma bonita ação educativa com pacientes portadores da Síndrome de Down. A ação, que teve a supervisão da professora Ana Carla Filgueira, foi realizada no último dia 21 de março, data em que é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Ocorreu no Instituto de Saúde da universidade, cujos atendimentos são voltados para este público.
A intervenção contou com atividades infantis, cantigas de roda, atividades lúdicas e de integração sensorial. Além das ações supracitadas, os pais e responsáveis foram orientados sobre o desenvolvimento da linguagem e sobre leis que asseguram o direito à educação, inclusão na escola regular e no mercado de trabalho, recebendo folders explicativos. Um dos objetivos da ação foi chamar a atenção para a possibilidade da convivência saudável na sociedade, demonstrando que a diversidade é enriquecedora e que as pessoas com síndrome de down devem ser estimuladas a lutar pela sua total autonomia, sem que sua condição genética represente qualquer tipo de barreira.
O Dia Internacional da Síndrome de Down surgiu na Down Syndrome International, com o geneticista da Universidade de Genebra, Stylianos E. Antonorakis, e foi incluída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em seu calendário oficial. A data foi escolhida para representar a singularidade da trissomia do cromossomo 21 que causa esta ocorrência genética.