Fonoaudiólogos se mobilizam para criar sindicato da categoria na Paraíba
Um grupo de fonoaudiólogos da Paraíba está se mobilizando para criar o Sindicato dos Fonoaudiólogos da Paraíba. De acordo com uma das profissionais envolvidas, Doriella Gouveia, atualmente o grupo está buscando recursos para efetivar sua abertura. “Assim que tivermos o recurso arrecadado, daremos início ao processo para elaboração do regimento, convocação da Assembleia e aprovação da nova chapa”, explicou a fonoaudióloga.
A primeira atividade da Comissão com o objetivo de arrecadar recursos foi a realização do curso de “Mascaramento na Prática Audiológica”, ministrado pelo fonoaudiólogo e Conselheiro do CREFONO 4, Wagner Teobaldo em agosto deste ano (foto). “Nosso objetivo é realizar mais eventos com essa mesma finalidade”, prometeu Doriella Gouveia.
A presidente do CREFONO 4, Fga. Juliana Fraga, afirmou que o atual Colegiado disponibilizará, sempre que necessário, os meios de comunicação para ajudar na divulgação e impulsionar cada vez mais esse movimento. “Com a ausência de um sindicato de classe, o CREFONO 4, em muitos momentos, assume funções que não são de sua competência”, argumentou a presidente.
Os Sindicatos são pessoas jurídicas de direito privado, que têm como atividade primordial a defesa dos interesses de seus filiados, como determina a Constituição Federal. Entre suas principais funções estão a defesa da categoria, a representação profissional, a participação nos dissídios coletivos e individuais, a negociação do piso salarial, da jornada de trabalho e da tabela de honorários. O Sindicato dos Fonoaudiólogos do Estado do Ceará é o único da categoria no Nordeste.