Paraíba realiza 4º Encontro Falando sobre Gagueira


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Os Departamentos de Fonoaudiologia da UFPB e Unipê vão realizar, nesta sexta-feira (14), a partir das 14h, o 4º Encontro Falando Sobre Gagueira. A ação faz parte das comemorações do Dia Internacional de Atenção à Gagueira (DIAG 2016), comemorado no próximo dia 22 de outubro. A Campanha da Gagueira tem o apoio do Conselho Regional de Fonoaudiologia (4ª Região), Associação Brasileira de Gagueira e Instituto Brasileiro de Fluência (IBF). Veja programação e como se inscrever aqui.

Nesta quarta edição, o Encontro intitulado “Pelas pessoas que gaguejam” vai discutir sobre mitos e verdades que cercam a gagueira e a importância de se ter um conhecimento especializado para avançar no cuidado à saúde da comunicação de quem gagueja. Para colaborar com essa discussão, o evento científico contará com palestras da Fga. Ms.Débora Vasconcelos (A Desmistificação da gagueira e os avanços da intervenção fonoaudiológica no Brasil); da Fga. Dra. Marine Rosa, do Fgo. Dr. Giorvan Ânderson Alves e da Fga. Ms. Priscila Oliveira, que compartilharão sobre as especificidades fonoaudiológicas de quem gagueja no âmbito do processamento auditivo, da motricidade orofacial e da voz.

Por fim, o evento terá a participação de pessoas que gaguejam que são acompanhadas pelo Serviço de Assistência Fonoaudiológica para Pessoas com Distúrbios da Fluência (Flua), que compartilharão suas experiências em relação ao processo terapêutico fonoaudiológico.

O Encontro Falando sobre Gagueira foi idealizado no ano de 2011 pelo Grupo de Orientação Discutindo-Gagueira do Instituto Brasileiro de Fluência em João Pessoa, formado por pessoas que gaguejam e por seus familiares sob a coordenação da Fga. Ms. Débora Vasconcelos. O Encontro foi pensado com o intuito de contribuir para a disseminação do conhecimento científico atualizado sobre gagueira e investir na desmistificação desse distúrbio da fluência que atinge cerca de 2 milhões de brasileiros de forma crônica.

Por ser um evento em comemoração ao Dia Internacional de Atenção à Gagueira (DIAG) destina-se às pessoas que gaguejam, aos familiares de pessoas que gaguejam, aos profissionais e estudantes da Fonoaudiologia, da Medicina, da Psicologia, da Educação, das demais áreas do conhecimento e a todas as pessoas que desejarem conhecer mais sobre gagueira.

GAGUEIRA
De acordo com o Instituto Brasileiro de Fluência (IBF), a incidência da gagueira é de 5%, ou seja, cerca de 10 milhões de brasileiros estão passando por um período de gagueira neste momento. Este número é maior do que a população da cidade do Rio de Janeiro. A prevalência da gagueira é de 1%, ou seja, cerca de 2 milhões de brasileiros gaguejam de forma crônica (há anos ou décadas). Este número é maior do que a população de Manaus ou Curitiba.

DIAG
O Dia Internacional de Atenção à Gagueira foi criado em 1998, pela Internacional Fluency Association (IFA) e pela International Stuttering Association (ISA). Desde o início, o Brasil participou das comemorações com diversas ações voltadas para as pessoas que gaguejam, para familiares, para profissionais e para a população em geral por meio da Associação Brasileira de Gagueira (Abra Gagueira), além do IBF. O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Fluência de Fala (NEPFF) também desenvolve, desde 2008, atividades no DIAG.

« Voltar