Fonoaudiólogos da Paraíba lançam livro sobre Fonoaudiologia na Síndrome de Down
Um grupo de fonoaudiólogos da Paraíba vai lançar o livro “Contribuições da Fonoaudiologia na Síndrome de Down” (Book Toy, 2016). A noite de autógrafos será realizada nesta sexta-feira (18), às 19h, durante o I Encontro Científico do Núcleo de Estudo em Linguagem e Fala. Organizado por Isabelle Cahino Delgado, Giorvan Ânderson dos Santos Alves, Ivonaldo Leidson Barbosa Lima e Marine Raquel Diniz da Rosa, a obra traz importantes contribuições de profissionais da Fonoaudiologia com experiência na área e busca acrescentar novos conhecimentos para que o leitor possa se sentir seguro ao receber um paciente com a síndrome em questão. “Esse tipo de trabalho vai ajudar muito no processo de inclusão desses pacientes”, resumiu Giorvan Ânderson, conselheiro do CREFONO 4 na Paraíba.
O prefácio do livro é da presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, fga. Irene Marchesan. “A Fonoaudiologia no Brasil tem servido de modelo para outros países. Dentre várias razões que eu poderia citar aqui, a mais interessante é o fato de que os fonoaudiólogos brasileiros escrevem muito sobre o que fazem. Inicialmente, era do Sul e do Sudeste que novos livros chegavam em maior número. Com inúmeras outras faculdades de Fonoaudiologia sendo abertas em todo o Brasil, esse panorama muda um pouco e nos últimos anos excelentes livros têm sido publicados em outros polos e o Nordeste tem sido um deles”, escreveu Irene.
O livro é dividido nas três grandes áreas da Fonoaudiologia – Audiologia, Linguagem e Motricidade Orofacial. A primeira parte – Audiologia – foi dividida em cinco capítulos, abordando os achados da audiologia na síndrome de Down. O primeiro trata da avaliação otorrinolaringológica; o segundo aborda a avaliação audiológica em adultos com a síndrome; o terceiro capítulo trata dos achados das emissões otoacústicas e potenciais evocados auditivos; o quarto descreve a percepção auditiva: avaliação e estimulação e o último capítulo aborda o equilíbrio corporal na síndrome.
A segunda parte aborda a linguagem na Síndrome de Down e foi dividida em quatro capítulos, tratando sequencialmente da influência da estimulação precoce, aquisição lexical e comunicação gestual na linguagem das crianças com a síndrome. O capítulo seguinte descreve a relação entre as produções gestuais e verbais na aquisição da linguagem. Em seguida, é discutida a aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita na primeira infância e por último, são discutidos os aspectos da qualidade de vida na síndrome.
A terceira e última parte foi dividida em cinco capítulos, os quais tratam em primeiro lugar do desenvolvimento do sistema estomatognático e a atuação odontológica; em seguida da alimentação no recém-nascido (amamentação, sucção e deglutição); depois dos aspectos da respiração e das adaptações da mastigação e deglutição e, por último, dos aspectos da fala, sendo que todos os capítulos focam o indivíduo com a Síndrome de Down.