Fonoaudiólogos do Recife comemoram Dia do Fonoaudiólogo com evento


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

O Dia do Fonoaudiólogo é comemorado no dia 9 de dezembro, mas em Pernambuco, as comemorações começaram na última segunda-feira (8), com a realização do evento “Fonoaudiologia – uma área promissora” realizado pelo IDE Cursos em parceria com o CREFONO 4 e apoio dos departamentos de Fonoaudiologia das três instituições de ensino superior do Recife – Funeso, Unicap e UFPE.

A presidente do CREFONO 4, Sandra Maria Alencastro, enalteceu o poder encantador da Fonaoudiologia, o poder de transformar as pessoas. “Nessa transformação, a Fonoaudiologia, através de suas técnicas e processos, possibilita que o indivíduo escreva, degluta, fale, leia, respire, mastigue, escute, vocalize, enfim, se comunique melhor”, discursou.

Mais adiante, Sandra Maria Alencastro fez uma analogia entre a Fonoaudiologia e uma dança popular típica do Nordeste – a ciranda. “Esta dança popular é considerada uma das mais suaves e belas danças do Brasil, tradicionalmente realizada em círculos, girando sempre para a mesma direção, de mãos dadas, onde há um aumento de força e energia entre os participantes. A grande roda vai absorvendo, de forma eclética, sem qualquer impedimento de idade, raça, cor, religião, sexo ou classe social, as pessoas que se prontificarem a participar. Assim como na ciranda, exercendo a Fonoaudiologia podemos de mãos dadas estar mais envolvidos e compartilhar momentos de amor, doação, ajuda, crescimento profissional e, sobretudo, na transformação das pessoas”, complementou.

O seminário realizado contou com palestras da presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia e professora do curso de Fonoaudiologia da UFPE, Bianca Queiroga (Fonoaudiologia na Docência) e das fonoaudiólogas Fernanda Lima (Fonoaudiologia na Perícia e Assistência Técnica Trabalhista, Civil e Criminal), Luciana Lucena (Fonoaudiologia do Trabalho), Bruna Resende e Cleiton Miguel (Empreendedorismo em Fonoaudiologia), Taciana Luna (Fonoaudiologia nas Forças Armadas) e Luciana Studart (Fonoaudiologia no tratamento do Ronco e Apneia Obstrutiva do Sono).

« Voltar