Campanha alerta para cuidados da saúde auditiva dos brasileiros


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

No Dia Nacional de Combate à Surdez – 10 de novembro, o Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia alerta a população sobre a importância da audição para a comunicação humana, sintomas e cuidados com a saúde auditiva da população, e o reconhecimento do fonoaudiólogo na realização de exames, diagnósticos e tratamentos adequados.

A Campanha da Fonoaudiologia alerta para o fato de que cerca de dez milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência auditiva e nem percebem. Se você tem dificuldades em ouvir a campainha, telefone tocando, em entender o que as pessoas falam, precisa que repitam o que foi dito, apresenta zumbido, é importante realizar uma avaliação auditiva. O fonoaudiólogo é o profissional com competência para atuar na avaliação e na reabilitação auditiva de pessoas em qualquer idade.

A presidente da Comissão de Audiologia do Conselho Federal de Fonoaudiologia, Márcia Regina Teles, aponta que os problemas causados com a perda da audição extrapolam a patologia e podem acontecer com qualquer pessoa, e por variados motivos. “Independente da idade a perda auditiva pode levar ao afastamento do convívio social, e quanto mais cedo o diagnóstico melhores as condições de tratamento”, assinala.

PREVENÇÃO
Ao primeiro sinal de perda auditiva e zumbido procure um fonoaudiólogo. Ele é o profissional habilitado pela Lei 6965/81 para realizar exames audiológicos. Outra dica importante é sempre usar os equipamentos de proteção individual nos locais de trabalho com ruído excessivo, isso vale para trabalhadores da construção civil, operários em indústrias, trabalhadores de portos e aeroportos.

« Voltar