UFPB e Unipê realizam Campanha da Gagueira 2015


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Os Departamentos de Fonoaudiologia da UFPB e Unipê realizarão, nop próximo dia 7 de novembro, o 3º Encontro Falando Sobre Gagueira. A ação faz parte das comemorações do Dia Internacional de Atenção à Gagueira (DIAG 2015), comemorado também no último dia 22 de outubro. A Campanha da Gagueira tem o apoio do Conselho Regional de Fonoaudiologia (4ª Região), Associação Brasileira de Gagueira e Instituto Brasileiro de Fluência (IBF). Veja programação e como se inscrever aqui.

Nesta terceira edição, o Encontro discutirá a temática nacional da Campanha do DIAG 2015: “Gagueira e Prevenção” na perspectiva de que quanto mais precoce for a detecção da gagueira, melhores serão os resultados terapêuticos fonoaudiológicos. Para colaborar com essa discussão, o evento contará com 0a participação da Dra. Zilah Barros, pediatra, que compartilhará a sua experiência e discutirá a respeito do papel do médico pediatra no auxílio da identificação precoce da gagueira. 

Terá, também, a participação da Sra. Simone Targino, mãe de uma criança que realizou acompanhamento terapêutico fonoaudiológico para gagueira, que compartilhará sua experiência a respeito dos primeiros sinais de gagueira observados na sua criança e o que a levou a buscar um atendimento especializado em Fluência. Por fim, a Fga. Ms. Débora Vasconcelos, professora do Curso de Fonoaudiologia da UFPB e do UNIPÊ e colaboradora do Instituto Brasileiro de Fluência em João Pessoa, discutirá a intervenção precoce na gagueira e a importância de um olhar fonoaudiológico especializado.

O Encontro Falando sobre Gagueira foi idealizado no ano de 2011 pelo Grupo de Orientação Discutindo-Gagueira do Instituto Brasileiro de Fluência em João Pessoa, formado por pessoas que gaguejam e por seus familiares sob a coordenação da Fga. Ms. Débora Vasconcelos. O Encontro foi pensado com o intuito de contribuir para a disseminação do conhecimento científico atualizado sobre gagueira e investir na desmistificação desse distúrbio da fluência que atinge cerca de 2 milhões de brasileiros de forma crônica. 

Por ser um evento em comemoração ao Dia Internacional de Atenção à Gagueira (DIAG) destina-se às pessoas que gaguejam, aos familiares de pessoas que gaguejam, aos profissionais e estudantes da Fonoaudiologia, da Medicina, da Psicologia, da Educação, das demais áreas do conhecimento e a todas as pessoas que desejarem conhecer mais sobre gagueira.

« Voltar