Sistema de Conselhos dialoga com manifestantes durante Congresso de Fonoaudiologia
Alunos de diversas faculdades da Bahia e de outros estados do Brasil organizaram um protesto durante a realização do 23º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, que acontece de 14 a 16 de outubro em Salvador/BA. Os alunos distribuíram um manifesto que enumerava descontentamentos com as entidades representativas da fonoaudiologia, entre eles o Sistema de Conselhos Federal e Regional da categoria.
O material circulou entre os congressistas e em pouco tempo também ganhou as redes sociais e as mensagens instantâneas. Após receber o Manifesto, a presidente do CFFa, Bianca Queiroga, chamou os manifestantes para dialogar sobre suas reivindicações. A conversa aconteceu no saguão em que aconteceram as inscrições para o evento.
Em uma roda de conversas a presidente ouviu os manifestantes e suas pautas de reivindicações. Entre elas estão o repúdio aos valores praticados para inscrição aos congressos promovidos pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, piso salarial e também as 30 horas para a categoria.
Bianca Queiroga disse aos manifestantes que todo o manifesto é democrático e que as pautas dos alunos eram justas. “Entretanto é preciso conhecer um pouco mais da finalidade e objetivos de cada entidade para que as reivindicações sejam solucionadas”, disse, para depois complementar: “No manifesto distribuído vocês elencam como responsabilidade do Sistema de Conselhos alguns itens que não são de nosso escopo, embora muitas dessas lutas nós também assumimos, como a luta pelas 30 horas”, complementa.
“As pautas de vocês são legítimas, mas é preciso endereça-las às entidades competentes. O manifesto é justo, mas para fortalecer e colaborar com as decisões das entidades é preciso se envolver em cada uma delas. É preciso saber o que faz o sindicato, as associações, o Sistema de Conselhos e as sociedades científicas, participar de suas diretorias e assim tentar mudar a realidade em que não estamos de acordo”, insiste a presidente do CFFa.
Durante as perguntas e respostas Bianca Queiroga lembrou que em 2016 acontecem as eleições para o Sistema de Conselhos e convidou todos a participarem do pleito não apenas com a inscrição de chapas, mas também conhecendo as plataformas eleitorais. “Acompanhem o processo eleitoral, conheçam o colegiado que vai representar vocês no Sistema de Conselhos e suas propostas de gestão”, lembra.
O diálogo com os manifestantes seguiu com perguntas e respostas e os presidentes dos Conselhos Regionais também participaram do debate. Por fim , Bianca Queiroga, convidou os protestantes a conhecerem os meios de comunicação e informação do Sistema de Conselhos e também foi distribuído aos alunos panfletos do CFFa que explicam a atuação das entidades representativas da Fonoaudiologia e como cada pessoa pode se envolver e colaborar com elas.
O debate com os manifestantes aconteceu de forma ordeira, sem exaltações e encerrou com gritos de ordem dos alunos que afirmavam que o movimento estudantil está ativo e atento às questões que envolvem toda a categoria.