SBFa divulga ganhadores do prêmio Destaques na Fonoaudiologia 2015


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) divulgou, nesta sexta-feira (16) os ganhadores do prêmio destaque na Fonoaudiologia 2015. Foram agraciados com uma placa profissionais das áreas de Voz, Saúde Coletiva, Motricidade Orafacial, Linguagem, Fonoaudiologia Educacional, Disfagia, Comissão de Ensino e Audição e Equilíbrio.

A votação para escolha foi realizada pelo site da SBFa. Para cada especialidade, foram indicados três nomes. Cada sócio votou em um profissional do departamento ao qual pertence. Confira a lista dos vencedores e o currículo de cada um deles.

VOZ – Dra. Alcione Ghedini Brasolotto
SAÚDE COLETIVA – Dra. Regina Yu Shon Chun
MOTRICIDADE OROFACIAL – Dra. Giédre Berretin-Felix
LINGUAGEM – Dra. Débora Maria Befi-Lopes
FONOAUDIOLOGIA EDUCACIONAL – Dra. Maria Cecília de Moura
DISFAGIA – Dra. Cristina Lemos Barbosa Fúria
COMISSÃO DE ENSINO – Dra. Stela Maris Aguiar Lemos
AUDIÇÃO E EQUILÍBRIO – Dra. Maria Cecília Martinelli Lorio

CURRICULUM

VOZ – Dra. Alcione Ghedini Brasolotto

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984), especialização em Voz pelo Centro de Estudos da Voz (1996), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1993) e doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2000). Possui título de Especialista em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (nº 590/98). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP), em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa. Nesta instituição, é docente do curso de graduação em Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia, como orientadora de Mestrado e Doutorado. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia (FOB-USP) de maio de 2010 a maio de 2013. Atua na linha de pesquisa “Processos e Distúrbios da Voz, da Fala e das Funções Orofaciais”. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: voz, distúrbios da voz, avaliação vocal, reabilitação vocal, envelhecimento vocal e voz profissional.

 

SAÚDE COLETIVA – Dra. Regina Yu Shon Chun

Fonoaudióloga formada pela Faculdade Medicina da USP (1978) com Especialização em Voz e Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2002), Especialização pelo Método Bobath, Especialização no Curso de Ativadores de Processos de Mudança na Formação de Profissionais de Saúde (2006), Mestre em Linguística pela Faculdade de Filosofia e Letras da USP (1991), Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC/SP (2000) com Pós-doutorado em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP (2007). Foi fonoaudióloga de Unidade Básica de Saúde e assessora de fonoaudiologia de Distrito de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Membro dos Departamento de Voz e de Saúde Coletiva da SBFa. Ex-docente dos Cursos de Fonoaudiologia da USP, da PUC/SP e da UNIMEP, Piracicaba. Atualmente é docente do Curso de Graduação em Fonoaudiologia, do Programa de Aprimoramento de Fonoaudiologia em Neurologia e do Programa de Mestrado Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação e supervisora do Programa de Saúde do Adulto da Residência Multidisciplinar da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. É parecerista de periódicos nacionais e internacionais e de agencias de fomento `a pesquisa. Compõe o Banco Nacional de Avaliadores Institucionais e de Curso do MEC, já tendo avaliado diversos cursos no Brasil.

 

MOTRICIDADE OROFACIAL – Dra. Giédre Berretin-Felix

Graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru (1996), Mestrado em Odontologia pela Universidade Estadual de Campinas (1999), Doutorado em Fisiopatologia em Clínica Médica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), Pós-Doutorado em Distúrbios da Deglutição pela Universidade da Flórida (2010) e Livre Docência pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB/USP), Coordenadora do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da FOB/USP, Tutora do Programa de Educação Tutorial em Fonoaudiologia (SESu/MEC) e Coordenadora do Departamento de Motricidade Orofacial da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Motricidade Orofacial e Disfagia Orofaríngea, abordando principalmente nos seguintes temas: eletromiografia, eletroestimulação neuromuscular, protocolos clínicos, reabilitação/intervenção, envelhecimento e odontologia. Publicou 8 livros, 20 capítulos de livros e 55 artigos científicos nacionais e internacionais, destacando-se a coautoria do “Protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial MBGR”.

 

LINGUAGEM – Dra. Débora Maria Befi-Lopes

Mestre em Fonoaudiologia pela PUCSP Doutora em Linguística pela USP Livre Docente em Fonoaudiologia pela Faculdade de Medicina Da USP Professora Associada do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina Da USP Docente e Orientadora do Programa de Pós Graduação em Ciências da Reabilitação FMUSP Atua em Linguagem Infantil com ênfase nos estudos sobre Distúrbio Específico de Linguagem Orienta Mestrados, Doutorados e Pós Doutorados na área Atualmente vem também focando seus estudos nas ações da Fonoaudiologia em Pediatria junto ao Instituto da Criança do HC/FMUSP, onde coordena um Curso de Especialização/Aprimoramento com bolsas de Estudo da Secretaria Estadual de Saúde Publicou capítulos de livros, foi organizadora da primeira edição do Tratado de Fonoaudiologia, além de ter publicado mais de 100 artigos científicos nacionais e internacionais. Foi Coordenadora do Departamento de Linguagem, Diretora Científica e Presidente da SBFa

 

FONOAUDIOLOGIA EDUCACIONAL – Dra. Maria Cecília de Moura

Fonoaudióloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com mestrado em Distúrbios da Comunicação e Doutorado em Psicologia Social. Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Vice Presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Linguagem, Linguagem e Surdez, Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: surdez, língua de sinais, Libras, atuação fonoaudiológica e educação do surdo. Trabalha de forma contínua há mais de 30 anos em prol da educação do Surdo numa perspectiva bilíngue. Autora do livro: O Surdo – Caminhos para uma Nova Identidade.

 

DISFAGIA – Dra. Cristina Lemos Barbosa Fúria

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade do Sagrado Coração (1986), mestre em Ciências Fisiopatologia Experimental (2000) e Doutora em Ciências Oncologia (2006) pela Universidade de São Paulo. Possui experiência clínica, no ensino, na extensão e na pesquisa nas áreas de disfagia e voz, bem como publicações, participação em eventos nacionais e internacionais; bancas de concursos e defesas públicas. Desenvolveu suas atividades como assistente da equipe de Fonoaudiologia do Hospital ACCamargo de 1995-2001, foi responsável pelo Serviço de Disfagia Adulto e Infantil da Divisão da Clínica de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas – FMUSP de 2005 a 2009, em 2009-2010 pela Especialização em Disfagia. Fonoaudióloga da Secretaria Municipal da Saúde em SP e responsável pelo NIR (Núcleo Integrado de Reabilitação): Disfagia Infantil e Adulto da Região Sudeste. Supervisora de um dos polos de Estágio Institucional da Unifesp no NIR, parceria Pró-Saúde Unifesp-PMSP, em 2010 e 2011. Exerceu atividades de gestão no Conselho Administrativo da SBFa por dois anos, comitê de disfagia e conselho regional de fonoaudiologia 2ª região por oito anos. Atualmente é membro do corpo editorial da Comunication Disorders (CoDAS), Audiology Communication Research e parecerista ad hoc da Revista CEFAC e Revista dos Distúrbios da Comunicação. Docente do Curso de Especialização CEFAC de 2001 a 2012; da Universidade Federal de Sergipe a partir de janeiro de 2013 e da Universidade de Brasília (FCE-UnB) desde março de 2014.

 

COMISSÃO DE ENSINO – Dra. Stela Maris Aguiar Lemos

Professora do Curso de Fonoaudiologia da UFMG, busca constante inovações no ensino. Atua na graduação e a pós-graduação, tem especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior pela Fundação Oswaldo Cruz, tem especialização em Fonoaudiologia, mestrado e doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo e está realizando seu pós-doutorado na Universidad Rovira I Virgile, na cidade de Tarragona/ Espanha. Atualmente é pesquisadora da UNIFESP e professora adjunta da UFMG, onde desenvolve pesquisas de qualidade e projeção internacional. A professora também é parecerista Ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, revisora de projetos de fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, revisora de projetos de fomento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, colaboradora da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Revisora de periódico da Revista Médica de Minas Gerais, Revisora de periódico da Audiology – Communication Research e Membro de corpo editorial da CoDas. Atua nas áreas da audição, atenção primária à saúde, avaliação, escolares, com experiência em gestão. Foi coordenadora do Curso de Fonoaudiologia, coordenadora do Ambulatório de Fonoaudiologia do HC-UFMG e subcoordenadora do programa de pós-graduação em Ciências Fonoaudiológicas da UFMG.

 

 

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo em 1975, possui mestrado e doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo e doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo. É livre-docente pela Universidade Federal de São Paulo desde 2005. Docente do curso de fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo, sendo atualmente Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo, vice-coordenadora do Programa de Pós Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana: Campo Fonoaudiológico e Chefe da Disciplina de Distúrbios da Audição. Tem como linhas de pesquisa intervenção fonoaudiológica por meio de recursos instrumentais (próteses auditivas e implantes cocleares) e diagnóstico, intervenção e reabilitação dos distúrbios da audição. É referência na área de prótese auditiva, reabilitação auditiva no idoso, tendo inúmeras publicações em periódicos, capítulos de livro e organizadora de livro de referência na área de prótese auditiva. Orientadora e banca de inúmeras dissertações de mestrado, teses de doutorado e monografias de especialização.  Membro da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e Membro da Academia Brasileira de Audiologia 

« Voltar