Congresso: Corpo de Bombeiro ensina primeiro socorros


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

O major Ramon Dieggo Pimentel V. B. Diniz, a cabo Mônica Silva e o soldado Itamar Pereira Correia Júnior, ambos do Corpo Militar de Bombeiros da Bahia, ministraram a oficina de Primeiros Socorros com ênfase nos cuidados com as crianças e também em adultos com AVC e parada respiratória. A oficina fez parte da programação organizada pelo Sistema de Conselhos durante a realização do 23º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia.

A oficina contou com um auditório lotado e mostrou intervenções práticas e dados recentes da OMS que mostram que no mundo anualmente mais de 830 mil crianças morrem em decorrência de acidentes domésticos. No Brasil o número de mortes chega a aproximadamente cinco mil. O major Ramon Diego informou que das 122 mil crianças que são hospitalizadas todo ano em razão de acidentes domésticos, 90% desses acidentes podiam ser evitados.

Em relação ao montante gasto pelo SUS em consequência de acidentes domésticos e lesões o valor chega a R$80 milhões. Entre os tipos mais comuns de acidentes estão:

Acidentes de trânsito – 39,9%
Afogamentos – 24,56%
Sufocamentos – 15,8%
Queimaduras – 6,28%
Quedas – 4,6%
Intoxicações – 1,76%
Arma de fogo – 0,44%
Outros – 6,03%

Fonte: Datasus / ano base 2012

PRÁTICA
O major Ramon Diego fez algumas intervenções práticas de primeiros socorros em casos de AVC, parada respiratória e até desobstrução de vias aéreas por corpo estranho (engasgo). As lições e manobras foram apreendidas na prática por alguns dos congressistas que estavam na plateia.

A participação dos congressistas em manobras de massagem cardíaca e também de desobstrução de vias aéreas por corpo estranho ultrapassaram o tempo estimado da oficina, mas mesmo assim não esvaziou a sala.

« Voltar