ANS prorroga Consulta Pública para ampliar cobertura fonoaudiológica
Por conta do grande interesse da sociedade e para permitir maior participação, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu prorrogar a consulta pública para revisão do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde por mais 30 dias, até 18 de agosto de 2015.
O Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) convoca todos os fonoaudiólogos a participarem da Consulta Pública para defender a ampliação do número de atendimentos. A representação do CFFa acompanha diversas discussões na ANS, sendo que dentre elas está a cobertura do Rol de Procedimentos. Em 2014 houve aumento de 24 para 48 no número de consultas/sessões para diversos tipos de tratamentos fonoaudiológicos.
A Presidente da Comissão de Saúde do CFFa, Maria Cristina Borges de Oliveira, atribui essa conquista ao acompanhamento e à presença da Fonoaudiologia junto à ANS assim como à participação dos fonoaudiólogos quando ocorreu essa mesma consulta em 2013.
“O objetivo é que o número de sessões, independente do tipo de tratamento fonoaudiológico, seja ilimitado. Como esse pleito é difícil de atingir de imediato, essa é nossa meta em longo prazo e o momento de nos manifestarmos para conseguir um aumento gradativo é agora. Vamos mobilizar o maior número de profissionais e enviar nossas sugestões à ANS por meio da consulta pública”, conclama a conselheira.
Este ano a estratégia do CFFa para atingir gradativamente o número ilimitado de sessões é de solicitar a ampliação para duplicar o número de sessões previstas atualmente no ROL.