Software gratuito detecta plágios em trabalhos acadêmicos
Um grupo de catarinenses criou, recentemente, um software que tem como principal finalidade detectar plágios em trabalho acadêmicos. O site Copia e Cola já está em funcionamento e seu sistema pode ser utilizado gratuitamente por qualquer pessoa. O coordenador do Copia e Cola, Davidson Mazocco Davi, explica como funciona o programa: “após o cadastro, o usuário pode enviar arquivos com seus trabalhos e o Copia e Cola procura na internet todos os textos que estiverem iguais ao trabalho.
Depois disso, o sistema envia um arquivo para o e-mail do usuário, mostrando todos os links encontrados onde a frase do trabalho seja exatamente igual à encontrada na internet. Com este resultado, o usuário vai analisar se o texto encontrado na internet está referenciado em seu trabalho.”
O plágio é um dos grandes problemas encontrado nas academias. A originalidade nas produções e sua comprovação beneficiam a proposta de desenvolvimento de mecanismos que identifiquem plágio. Quando estes mecanismos podem ser simplificados e disponibilizados em ambiente virtual, favorecem o uso e possibilitam que os usuários utilizem-no de qualquer lugar, assim como de qualquer Sistema Operacional.
Como já previsto na Lei 9.610 de 1998, é possível usar o que outro autor fez previamente, porém é necessária sua devida citação, caso contrário, efetua-se o plágio. Contudo, para que houvesse a possibilidade de punições, inclusive em meio acadêmico, seria necessário a identificação do plágio de forma segura e rápida, identificando o real autor de determinado texto.
O Copia e Cola é um software 100% online que trabalha sobre o conceito de computação nas nuvens (cloud computing) e que irá auxiliar na detecção de plágio de textos na internet, em arquivos textos digitais. A possibilidade de um serviço disponível online proporciona aos usuários a praticidade de acesso ao serviço do software sem a necessidade de instalação ou configuração. O produto encontra-se disponível em versão beta para usuários de testes. A idealização do software online surgiu da dificuldade dos professores da Universidade do Oeste de Santa Catarina em analisar a originalidade dos trabalhos entregues pelos alunos, verificando na internet os parágrafos suspeitos, tarefa que exigia atenção e algumas horas de pesquisa por parte dos professores. “A ideia foi justamente criar uma ferramenta que realizasse esse trabalho e mostrar de que endereços da internet isso poderia ter sido retirado”, diz o coordenador do projeto. No último mês, mais de 6 mil arquivos foram analisados através do sistema, e 1.112 usuários novos visitaram o Copia e Cola.