Participação de fonoaudióloga é decisiva em Conferência na BA
A participação da fonoaudióloga Valéria Rezende, de Salvador/BA, foi decisiva para que o Protocolo de Distúrbios da Voz Relacionados ao Trabalho (PDVRT) fosse eleito como uma das 49 prioridades macrorregionais (leste) na Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador da Bahia (CEST). A profissional foi a única fonoaudióloga presente na Conferência.
“Dia de vitória!!!! Graças ao apoio de todos que lá estavam, representantes de diversos setores, sindicatos, associações e usuários, foi possível eleger o PDVRT como uma das 49 prioridades macrorregionais (Leste) aqui na Bahia!!!!! Isto é nossa sociedade se movimentando em prol da saúde do trabalhador e da trabalhadora”, escreveu a fonoaudióloga na sua página no Facebook.
Valéria Rezende ainda agradeceu o apoio do Conselho Regional de Fonoaudiologia 4ª Região. “Vitória do nosso Conselho de Fonoaudiologia e todo seu empenho e engajamento na consolidação deste processo, deste protocolo! Vitória de todos nós. Parabenizo os organizadores da 4ª CEST, verdadeiros heróis! A todos e a cada um deles, agradeço e parabenizo…muita luta, grandes conquistas! Que bom fazer parte deste desafio, com vocês! Que venha a etapa estadual!”.
Após levantarem as 49 propostas prioritárias, houve votação em Sessão Plenária, para dentre elas, filtrar as 12 propostas de destaque para a etapa estadual. Nesta segunda eleição, o PDVRT não foi contemplado entre as 12 principais. “Já é um progresso estarmos entre as 49. Mas vou estudar as maneiras possíveis de destacar o protocolo na etapa estadual”, explicou a fonoaudióloga, que está inscrita como trabalhadora na etapa estadual e faz parte da lista de suplência para Delegada.
Por fim, Valéria convocou os demais fonoaudiólogos de Salvador a se engajarem no processo. “Fonoaudiólogos, vamos lá!!! Nossa participação é importantíssima! Juntos, somos nós”!!”, finalizou a profissional.