Estudantes de Fonoaudiologia se preparam para o Enade 2013
No próximo dia 24 de novembro (domingo) estudantes de Fonoaudiologia de todo Brasil estarão realizando o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2013. A expectativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), organizador da prova, é que o Enade 2013 reúna aproximadamente 200 mil estudantes de 13 cursos superiores e mais quatro cursos tecnólogo. Para a edição deste ano, o INEP publicou uma portaria que prevê a permanência mínima de uma hora na sala durante o exame. Quem deixar o local antes disso não poderá assinar a lista de presença e ficará em situação irregular.
A estudante de Fonoaudiologia da Funeso/PE, Verônica Ramos Wanderley, vai fazer a prova pela segunda vez. A graduanda garante que está mais preparada. “Quando eu fiz no segundo período, como ingressante, achei muito difícil, pois estávamos pagando apenas as disciplinas básicas do curso. Revendo as provas hoje tenho a impressão bem diferente, até acho fácil”, comentou Verônica.
Algumas faculdades, inclusive, ainda ofereceram uma orientação extra para os alunos que participarão do Enade. “Após o cadastro dos alunos que farão a prova este ano, a coordenação do curso marcou uma reunião com todos para expor informações sobre a prova – que engloba conteúdos de todas as áreas da Fonoaudiologia em questões de múltipla escolha e dissertativas – e tirar as dúvidas dos alunos. Expuseram, por exemplo, que, além da prova, precisaremos responder dois questionários: um referente ao próprio estudante e outro acerca de nossas impressões sobre a prova”, explicou o estudante da UFPB, Ivonaldo Leidson Barbosa. “Estamos tendo aulas extras alguns dias da semana, uma espécie de preparatório”, complementou o estudante da Funeso, Gleybson Lenon.
Na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), o departamento de Fonoaudiologia preparou um simulado com questões de provas anteriores. “Em seguida, escolhemos um dia em que houve a correção junto aos professores de cada área que nos ajudaram em relação às dúvidas que surgiram. Percebemos também que todos os assuntos que envolviam as questões foram conteúdos ministrados em sala de aula”, informou a estudante do oitavo período, Daniela Monique Tavares.
Independente da preparação, todos os entrevistados foram unânimes em afirmar a importância do exame para a carreira profissão e para a Universidade. “O Enade irá avaliar o curso de Fonoaudiologia da minha universidade, irá analisar se os conteúdos estabelecidos nas diretrizes curriculares para o curso estão sendo ofertados de forma satisfatória, contribuindo para a formação profissional dos alunos. Em relação a importância para mim, poderei verificar se, durante o curso, me apropriei dos conhecimentos necessários para o exercício da Fonoaudiologia não apenas no meu Estado, mas em todo o Brasil”, destacou Ivonaldo.
“A expectativa é que o curso de Fonoaudiologia da UNCISAL continue com a nota máxima como na avaliação anterior, afinal levaremos essa nota sempre no nosso histórico escolar”, destacou Daniela Tavares.
ENADE
Criado em 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O objetivo do exame é aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação ao conteúdo programático, suas habilidades e competências.
De acordo com o MEC, a prova em questão é componente curricular obrigatório, ou seja, quem não fizer a prova estará em situação irregular e não poderá obter o diploma, alerta o MEC.
A prova do Enade tem 40 questões – dez de formação geral e 30 de formação específica (para cada curso). As notas vão de 1 a 5 – abaixo de 3, o desempenho é considerado insatisfatório pelo MEC. O presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, destaca a importância da prova para os cursos superiores. “A avaliação ajuda o Ministério da Educação a fazer intervenções pedagógicas”, diz.
PARTICIPAR