Estudantes de Fonoaudiologia comentam prova do Enade
No último domingo (24), estudantes de 17 cursos, incluindo Fonoaudiologia, realizaram o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O objetivo do exame, de acordo com o MEC, é aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação ao conteúdo programático, suas habilidades e competências.
Os futuros fonoaudiólogos da 4ª Região (AL, BA, PB, PE, SE) realizaram uma prova de 40 questões – dez de formação geral e 30 de formação específica em Fonoaudiologia. As notas vão de 1 a 5 – abaixo de 3, o desempenho é considerado insatisfatório pelo MEC. A divulgação oficial do boletim de desempenho está prevista para o segundo semestre do próximo ano.
Confira os comentários dos estudantes de Fonoaudiologia da nossa região sobre o Enade 2013:
“A prova apesar de ter um número relativamente pequeno de questões pareceu extensa, pois suas questões tinham enunciados muito extensos, porém, possuíam um bom conteúdo de apoio para a resolução das questões. Senti que as áreas da Fonoaudiologia não foram contempladas de forma equivalente, os conteúdos de voz por exemplo, foram muito escassos. As alternativas muitas vezes confundiam nossas conclusões, mas no geral, foi uma prova boa e serviu sim para a nossa auto análise” Iérik Santos – Acadêmico de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
“A prova do Enade 2013 foi o que nós, alunos da Uncisal, esperávamos. Não achamos difícil, pois ao contrário do Enade anterior, realizado quando ainda cursávamos o primeiro ano, já vimos todos os conteúdos propostos no currículo o que contribuiu para melhor compreensão das questões. Agora, estamos aguardando pelo melhor resultado” Daniela Tavares – acadêmica de Fonoaudiologia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).
“Na Paraíba, as provas de Fonoaudiologia e outros cursos superiores foram realizadas no Centro Universitário João Pessoa (Unipê). Foram 35 questões objetivas (8 de conhecimentos gerais e 27 de específicos) e 5 questões discursivas (3 de conhecimentos específicos e 2 de gerais). A prova abordou temas de todas as áreas da Fonoaudiologia e todos os níveis de atenção a saúde” Ivonaldo Lima – acadêmico de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
“A prova estava bem distribuída em relação as áreas da Fonoaudiologia. Enunciados claros e objetivos, informações suficientes para resolução das questões. Quando fiz pela primeira vez em 2010, achei a prova difícil e pouco conhecia dos temas abordados. Desta vez, achei apenas trabalhosa, mas de fácil resolução. Ao longo desses quatro anos de curso, muitos conhecimentos foram adquiridos, tivemos uma boa base de conhecimentos e acredito que o resultado será bastante positivo” Gleybson Lenon – acadêmico de Fonoaudiologia da Fundação de Ensino Superior de Olinda (Funeso).
Fonte: Assessoria de Comunicação do CREFONO 4