Fonoaudiólogo de Sergipe palestra sobre o Dia Internacional da Gagueira


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

O Dia 22 de outubro – Dia Internacional de Atenção à Gagueira – foi marcado de forma especial em Aracaju, Sergipe. Na última terça-feira (22), o Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca) promoveu a palestra sobre as causas e tratamentos da gagueira.

A palestra foi realizada pelo fonoaudiólogo Arthur Marcelino no auditório do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) do bairro Siqueira Campos que teve como tema: “A gagueira não tem graça, tem tratamento, não faça bullying faça amizade”.

“A gagueira é um distúrbio de fluência de etiologia (origem) multifatorial. Não se sabe uma causa específica da gagueira. Há elementos psicológicos, comportamentais, neurológicos e até genéticos possivelmente envolvidos na sua causa. Não há uma cura para a gagueira, mas existe tratamento. Em muitos casos é possível minimizar significativamente seus efeitos, já em outros não, porque ninguém é 100% fluente”, finalizou o fonoaudiólogo.

De acordo com o fonoaudiólogo, cerca de 2 milhões de pessoas sofrem com algum tipo de distúrbio da fala. Somente em 2011, dos 1.152 atendimentos realizados pelo Cemar, 8% era de gagueira.

 

ORIENTA

« Voltar