Conheça a importância da Fonoaudiologia no futebol
Foto: Ministério dos Esportes/Governo Federal
O Brasil nunca viveu uma efervescência esportiva como nos dias atuais. Nos próximos três anos, o “país do futebol” sediará as duas competições mais importantes da história do esporte – Copa do Mundo (2014) e Olimpíada do Rio (2016). Antes disso, em junho deste ano, algumas cidades brasileiras já receberão os jogos da Copa das Confederações, evento teste para o mundial do próximo ano.
Pegando carona com essas manifestações esportivas, já é possível visualizarmos, ainda que de forma lenta, a inserção da Fonoaudiologia nesse universo que diariamente contagia milhões de fanáticos torcedores e movimenta bilhões de reais ao ano.
“Acredito que é um campo novo e pouco explorado na Fonoaudiologia, apesar de a atuação deste profissional ser muito bem visualizada, na medida em que os jogadores são bastante assediados por jornalistas e precisam, no início, no intervalo e ao final dos jogos, conceder entrevistas faladas. Nesse sentido, precisam falar bem, com boa articulação, fluência, voz e linguagem”, argumenta a fonoaudióloga Nadia Azevedo, coordenadora do mestrado em linguagem da Universidade Católica de Pernambuco.
“