ANS aumenta número de sessões para Fonoaudiologia
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou, na última segunda-feira (21), que os planos de saúde individuais e coletivos serão obrigados a oferecer 87 novos procedimentos a partir de janeiro de 2014. Serão 37 medicamentos orais para o tratamento de câncer e 50 exames, consultas e cirurgias.
Para Fonoaudiologia, o número de sessões para pacientes em algumas especialidades passou de 6 para 24 sessões. Para os casos de transtorno de linguagem, disfagia, disfasia, afasia, disartria, anartria, apraxia, dislexia, disfonia crônica e perda de audição o número de procedimentos saltou de 24 para 48 sessões. Confira o quadro:
As alterações são resultado de consulta pública realizada pela agência entre junho e julho. Têm direito às incorporações todos os consumidores de planos contratados a partir de janeiro de 1999, ou adaptados à legislação.
De acordo com o diretor presidente da ANS, André Longo, essa mudança beneficiará diretamente 42,5 milhões de consumidores dos planos de assistência médico-hospitalar e mais de 18 milhões dos planos exclusivamente odontológicos.
Novo Rol de Procedimentos da ANS amplia o número de consultas/ sessões fonoaudiológicas. “Ainda não é o que sonhamos, mas estamos avançando! Parabéns às colegas Denise Silva, Cris Oliveira, Valdirene Costa, que têm sido incansáveis na representação da classe na ANS e todos os fonoaudiólogos que participaram da consulta pública”, comemorou pelo Facebook a presidente do CFFa, Bianca Queiroga.
Fonte: Assessoria de Comunicação do CREFONO 4
Com informações do jornal O Globo.