Quarteto lança livro sobre prática fonoaudiológica na atenção primária


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

As fonoaudiólogas Vanessa de Lima Silva, Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima, Tatiane Fernandes Portal de Lima e Karina Paes Advíncula lançaram, durante o 21º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, realizado entre os dias 22 e 25 de setembro, em Porto de Galinhas/PE, o livro “A Prática Fonoaudiológica Na Atenção Primária à Saúde.”

A obra apresenta reflexões teóricas e orientações práticas para o trabalho do fonoaudiólogo na atenção primária. A inserção do fonoaudiólogo nessa área é recente e acompanha a mudança de paradigma ocorrida na área de saúde, de um cuidado centrado na doença para um cuidado integral, considerando o conceito ampliado de saúde.

Esta inserção se reveste de desafios, que vão desde a formação profissional até o exercício de uma prática interdisciplinar, com o uso de novos dispositivos de trabalho. A incorporação desse novo modo de fazer contribui para a legitimação da Fonoaudiologia na Atenção Primária à Saúde.

OFICINA
Você sabe como oferecer projetos para Fonoaudiologia a gestores municipais e estaduais? As fonoaudiólogas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Maria Luiza Timóteo de Lima e Vanessa de Lima Silva – ministraram, no 21º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, realizado em Porto de Galinhas/PE, uma oficina para oferecer a fonoaudiólogos o passo a passo para criação de projetos para serem encaminhados a gestores municipais e estaduais.

Antes de tudo, o fonoaudiólogo precisa criar um plano estratégico explicando toda situação, necessidade, escolha do projeto, planejamento, implantação e avaliação de resultado. Durante a oficina, os presentes acompanharam o passo a passo para criação desse projeto e ainda realizaram uma atividade prática. “Temos um desafio que é construir indicadores que meçam a necessidade da implantação do serviço de Fonoaudiologia nas gestões públicas”, alertou a fonoaudióloga Vanessa de Lima Silva.

Fonte: Assessoria de Comunicação do CREFONO 4

« Voltar