Quarteto lança livro sobre prática fonoaudiológica na atenção primária
As fonoaudiólogas Vanessa de Lima Silva, Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima, Tatiane Fernandes Portal de Lima e Karina Paes Advíncula lançaram, durante o 21º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, realizado entre os dias 22 e 25 de setembro, em Porto de Galinhas/PE, o livro “A Prática Fonoaudiológica Na Atenção Primária à Saúde.”
A obra apresenta reflexões teóricas e orientações práticas para o trabalho do fonoaudiólogo na atenção primária. A inserção do fonoaudiólogo nessa área é recente e acompanha a mudança de paradigma ocorrida na área de saúde, de um cuidado centrado na doença para um cuidado integral, considerando o conceito ampliado de saúde.
Esta inserção se reveste de desafios, que vão desde a formação profissional até o exercício de uma prática interdisciplinar, com o uso de novos dispositivos de trabalho. A incorporação desse novo modo de fazer contribui para a legitimação da Fonoaudiologia na Atenção Primária à Saúde.
OFICINA
Você sabe como oferecer projetos para Fonoaudiologia a gestores municipais e estaduais? As fonoaudiólogas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Maria Luiza Timóteo de Lima e Vanessa de Lima Silva – ministraram, no 21º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, realizado em Porto de Galinhas/PE, uma oficina para oferecer a fonoaudiólogos o passo a passo para criação de projetos para serem encaminhados a gestores municipais e estaduais.
Antes de tudo, o fonoaudiólogo precisa criar um plano estratégico explicando toda situação, necessidade, escolha do projeto, planejamento, implantação e avaliação de resultado. Durante a oficina, os presentes acompanharam o passo a passo para criação desse projeto e ainda realizaram uma atividade prática. “Temos um desafio que é construir indicadores que meçam a necessidade da implantação do serviço de Fonoaudiologia nas gestões públicas”, alertou a fonoaudióloga Vanessa de Lima Silva.
Fonte: Assessoria de Comunicação do CREFONO 4