Fonoaudiólogos comemoram resultados da Audiência Pública sobre saúde vocal
As fonoaudiólogas presentes na Audiência Pública que debateu, na última quarta-feira (11), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) a saúde vocal do professor do estado de Pernambuco, comemoraram os resultados alcançados com o debate. Veja os depoimentos:
“A audiência tem caráter histórico dado o tempo em que as categorias dos fonoaudiólogos e professores vem lutando por tal espaço de debate. As apresentações mapearam o cenário das políticas públicas em relação ao tema, desvendando as lacunas existentes nas ações desenvolvidas e a serem implementadas, e destacando a necessidade de que o debate não se esgote após o evento. Destaca-se a articulação promovida entre as entidades participantes que fortaleceu a audiência, possibilitando a reflexão sob a ótica dos diversos segmentos envolvidos: gestores, usuários, trabalhadores e políticos. Estamos todos de parabéns graças à iniciativa do Conselho Regional de Fonoaudiologia, à concessão do espaço no âmbito legislativo, pela aderência de sindicatos e outras entidades representativas das classes! Que esse tal momento reverbere para que ao menos a Lei de Saúde Vocal do estado de PE não seja mais uma lei natimorta. Parabéns e mãos à obra!” FGA. PATRÍCIA BALATA (Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado de Pernambuco – Sassepe)
“A realização da Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco foi um marco para fortalecer nossas lutas em Pernambuco. Estamos marcando nossa presença em espaços importantes para nossas conquistas profissionais. A noticia de que o programa de saúde vocal será oficializado em portaria muito em breve, demonstra que quando lutamos juntos, Sistema de Conselhos, parlamentares, especialistas, fonoaudiólogos do serviço, com um objetivo maior – saúde do professor – pleiteando o que já está em lei, não tem como dar errado. Isso só fortalece a força da nossa categoria.“ FGA ANA CRISTINA MONTENEGRO (CFFa)
“Na minha opinião, foi um momento muito rico e de grande valor dentro de nossa profissão por ter sido um diálogo de forma bastante democrático e com a participação de vários representantes : Conselho. Secretaria de Educação, IRH – Sassepe e professores, estes, público alvo deste pleito. Acredito que os encaminhamentos que foram dados nesta audiência podem ser atingidos de forma satisfatória. Realmente foi um dia marcante para o fonoaudiólogo de Pernambuco.” FGA. MARTA PONTES (Núcleo de Atenção ao Servidor da Educação do Estado de Pernambuco (NAS)
“A audiência pública foi um momento importante para a Fonoaudiologia e para a reflexão sobre as ações necessárias para implementação de uma política de atenção ao professor no que diz respeito aos cuidados com a voz. A participação de diversas entidades, através de seus representantes, bem como a própria categoria de professores possibilitou a discussão a partir de diversos prismas que se completaram na compreensão dessa realidade tão adversa que é a sala de aula. Foi muito importante “Dar voz ao professor” e saber dele suas percepções sobre o problema. Acredito que esse caminho ainda é longo, porém sabemos onde queremos chegar.” FGA. ANA NERY ARA