Deputado de PE destaca importância da saúde vocal de profissionais de educação
O deputado federal Paulo Rubens Santiago (PDT/PE) usou a palavra, durante reunião da Comissão de Educação da Câmara Federal, na última quarta-feira (28), para destacar a importância do profissional de Fonoaudiologia no sistema público de educação.
Fazendo referência à reportagem “Lugar de fono é na escola”, publicada pelo Jornal do Commercio, no último domingo (25), o parlamentar demonstrou preocupação com a situação da saúde vocal dos (as) professores (as). O pernambucano citou a lei estadual que estabelece a implantação do Programa Estadual de Saúde Vocal nas escolas daquele estado que há 12 anos foi aprovada, mas que ainda não está sendo cumprida.
“No estado de Pernambuco, há 12 anos, foi aprovada uma lei estadual, pela qual se estabeleceu o Programa Estadual de Saúde Vocal. Lamentavelmente, esta legislação não está sendo posta em prática”, denunciou o parlamentar.
O deputado Paulo Rubem também expressou solidariedade e admiração pela luta do Conselho Regional de Fonoaudiologia 4ª Região, bem como do Conselho Federal da categoria. “Instituições que estão batalhando intensamente pela adequada aplicação dos conhecimentos dos profissionais de fonoaudiologia na sala de aula”, afirmou.
Paulo Rubem fez um apelo à Comissão de Educação da Câmara dos Deputados para que os membros possam abrir os olhos para a realidade da saúde vocal do profissional da educação. Afinal, já são milhares de profissionais afastados das salas de aula com problemas nas cordas vocais.
“O que temos constatado é que as secretarias municipais e estaduais de educação não têm estruturado o apoio necessário à assessoria vocal, reeducação e acompanhamento da saúde vocal dos profissionais de educação nas redes públicas da educação básica”, concluiu Paulo Rubem.
Fonte: Assessoria de Comunicação do CREFONO 4
Com informações da assessoria de Imprensa do deputado Paulo Rubens
Foto: JC Imagens