Imip lança campanha para incentivar doação de leite materno no Recife
O banco de leite do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) lançou, nesta terça-feira (4), campanha de doação de leite materno. O tema “Doe o amor que vem do peito: ajude a salvar vidas” quer conscientizar as mulheres sobre a importância de amamentar. Além do leite humano, o Instituto precisa de recipientes adequados para o amarzenamento do leite: frascos de vidro de café solúvel ou maioneses, com tampa plástica rosqueada.
Por ano, o Imip recebe cerca de 1.600 doadoras de leite, quantidade insuficiente para beneficiar a média anual de 3.200 receptores de leite da unidade de saúde, sobretudo bebês internados na UTI neonatal. Toda mulher saudável amamentando pode doar leite sem que isso prejudique a alimentação de seu próprio bebê. De acordo com a coordenadora do banco de leite do Imip, Vilaneidae Braga, não vai faltar leite para o próprio filho se a mulher doar. “O leite materno é uma coisa muito democrática, quanto mais a gente doa, mais tem no peito. E o sentimento é maravilhoso, sentimento de estar ajudando a doar vidas”, afirmou.
No hospital, haverá um local para que as mulheres possam desmamar, além de atendimento ambulatorial, orientação às gestantes, procedimentos para tratar de problemas da mama após o parto, coleta, processamento e distribuição do leite. Para doar, a mulher precisa ser saudável e ter realizado o pré-natal completo. Ela deve se dirigir ao banco de leite de segunda a sexta, em horário comercial, para fazer a coleta ou levar os frascos já preenchidos ou vazios.
“A campanha também é para doação de frascos. Você que não está doando leite, doe frascos. Precisamos armazenar e pasteurizar o leite para distribui-lo. Frascos de vidro e café solúvel de tampa plástica são revestidos por um material que aguenta o processo”, detalha Vilaneide Braga.
Postos de doação no estado
Além do Imip, outros hospitais também precisam de doação de leite materno. No Recife, os hospitais Agamenon Magalhães, Barão de Lucena, das Clínicas, D´Avila, o Centro Integrado de Saúde Amauri de Medeiros (Cisam), além das maternidade Bandeira Filho, Arnaldo Marques, Maternidade Barros Lima e Uniame possuem banco de leite.
Em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, mulheres podem pedir ajuda no Hospital Memorial Guararapes. Já em Caruaru, Agreste, mulheres podem doar leite no Hospital Jesus Nazareno. Em Petrolina, Sertão, é possível levar o alimento até o Hospital Dom Malan.
Detalhes sobre locais de coleta e hospitais com banco de leite podem ser obtidos pelo telefone 0800-286-2828. Para outras informações sobre o Banco de Leite do Imip e a campanha de doação, o número é 2122-4719 ou 2122-4103.