CREFONO 4 e CFFa se reúnem com secretário de Educação


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Representantes do CREFONO 4 e do CFFa se reuniram, na última sexta-feira (10), com o secretário de Educação do Estado de Pernambuco, Ricardo Dantas, e o deputado federal Paulo Rubens (PDT/PE). Na pauta, a implantação do programa de saúde vocal para professores do Estado e a situação das fonoaudiólogas lotadas na sede da Secretaria e nas Gerencias Regionais de Educação, que  estão exercendo as atividades específicas de modo limitado.

Para esses dois pleitos, o secretário de Educação de Pernambuco informou que iria analisar como está à assistência fonoaudiológica ao professor do Estado e a questão do desvio de função e, sem especificar datas, prometeu estudá-las e dar um retorno o mais breve possível.

Idealizador do encontro, o deputado federal Paulo Rubens relatou que como docente e parlamentar, já precisou ter um cuidado mais específico com a voz e ressaltou que como a voz é o instrumento de trabalho do professor, o cuidado é imprescindível, solicitando assim que o secretário revisse a regulamentação do programa de saúde vocal para professores do Estado (Lei nº 12.046/2001) o mais rápido possível. “Acredito que o Fonoaudiólogo é imprescindível para a saúde dos professores”, resumiu o deputado.

“Essa luta é antiga e o CREFONO 4 abraçou por acreditar que a subutilização do fonoaudiólogo é uma perda para todos os lados, para o aluno que não tem acesso a um profissional especialista em aprendizagem, ao professor que perde a oportunidade de ter uma assessoria fonoaudiológica no âmbito educacional e na área da saúde e para a própria categoria que se sente desvalorizada em um campo que é tão importante”, resumiu a diretora secretária do CREFONO 4, fga. Mércia Quintino.

A conselheira do CFFa, Ana Cristina Montenegro, reforçou que esta bandeira do reconhecimento da Fonoaudiologia Educacional já vem sendo discutida pelo CFFa no Ministério da Educação e no Congresso Nacional junto com alguns parlamentares para a aprovação de projetos de lei relacionados ao tema que se encontram em tramitação.

Fonte: Assessoria de Comunicação do CREFONO 4

« Voltar