Um minuto de silêncio para celebrar Dia da Conscientização Sobre o Rúido
Nesta quarta-feira (24), das 14h25 às 14h26, diversos locais do mundo fizeram um minuto de silêncio em celebração ao Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído. O objetivo é lembrar ao público a importância do silêncio nos diversos ambientes do nosso dia-a-dia – em casa, no trabalho, no trânsito, na escola e nos momentos de lazer. O slogan da campanha desse ano é “Quem compartilha o ruído, compartilha perigo!”
A ideia foi proporcionar aos participantes uma pausa e uma oportunidade de conscientização sobre esse problema que atinge todos nós. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o ruído é a terceira maior causa de poluição no mundo, perdendo apenas para o ar e a água. Segundo especialistas, ruídos acima de 85 decibéis já podem prejudicar a audição de uma pessoa. E para piorar a situação, esse mesmo estudo revelou que pelo menos 76% da população residente na área urbana sofrem com impactos acústicos maiores que esse valor.
Os números são ainda mais preocupantes quando analisamos o futuro. Atualmente, 560 milhões de pessoas sofrem de problemas auditivos no mundo. Uma previsão do British MRC Institute of Hearing Research, do Reino Unido, mostrou que esse número aumentará com o passar dos anos. A estimativa é de que em 2015 o número salte para 700 milhões e, em 2025, para 900 milhões.
O Dia Internacional de Conscientização Sobre o Ruído é promovido mundialmente pelo Center for the Hard of Hearing, com sede nos Estados Unidos. No Brasil, conta com o apoio da Academia Brasileira de Audiologia (ABA) e Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac).
Fonte: Assessoria de Comunicação do CREFONO 4