CREFONO 4 discute situação dos fonoaudiólogos na Educação de PE
Uma semana após reunião com representantes do CREFONO 4, o deputado federal Paulo Rubens (PDT/PE) se mostrou disposto a trabalhar pela atual situação desses profissionais da rede estadual de ensino de Pernambuco. Na ocasião, informou que em breve terá audiência com o Secretário Estadual de Educação de Pernambuco e tratará do assunto.
Em sua página no Facebook, o político anunciou que irá relatar o “quadro crítico” à Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, em Brasília. “Esses profissionais são contratados por concurso público, como técnicos em educação e sua atuação é subestimada. Salários defasados, ausência da inserção específica no Plano de Cargos e Carreiras, debilidades constatadas pela falta de uma política efetiva de prevenção, promoção e tratamento da saúde vocal dos profissionais da educação. Vamos tomar providencias. Acompanhem”, finalizou a postagem do parlamentar.
No final do último mês, o CREFONO 4 já havia entregue uma Nota Técnica à Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Dentre as principais reivindicações apontadas no documento está o requerimento para reestruturação das atividades propostas aos fonoaudiólogos lotados na Secretaria de Educação.
Na ocasião foi constatada a necessidade de medidas urgentes na área de educação pública do Estado de Pernambuco, a fim de dirimir os efeitos dos distúrbios da comunicação na vida profissional e social dos docentes e na vida escolar e social dos alunos. Para isso, o documento entregue também solicita a implementação da Lei nº 12.046/2001, e, implantação do Programa de Saúde Vocal (PSV) criado pelas fonoaudiólogas do Núcleo de Atenção ao Servidor.
Diante do pequeno quadro de fonoaudiólogos lotados na Secretaria de Educação de Pernambuco, o CREFONO 4 solicitou, ainda, a abertura de concurso para fonoaudiólogos. A intenção é que esses profissionais possam realizar de forma sistemática ações de assistência técnica de sua competência na esfera do ensino – aprendizagem e para as ações de atenção à saúde comunicativa dos servidores da Secretaria de Educação de Pernambuco.
ENCONTRO
Na próxima quarta-feira (17), às 10h, a recém empossada presidente do CREFONO 4, fga. Sandra Maria Alencastro, se encontrará com a deputada estadual Teresa Leitão (PT/PE), que é presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco. Na audiência, o CREFONO 4 pedirá mais agilidade no cumprimento de todos os itens elencados na Nota Técnica. Nessa mesma data, o deputado federal Paulo Rubens fará um pronunciamento na Câmara dos Deputados em Brasília sobre esse mesmo assunto.
Fonte: Assessoria de Comunicação do CREFONO 4