CREFONO 4 realiza reunião com fonoaudiólogas da Sec de Educação
Após duas reuniões sem sucesso com a Gerência de Educação Especial da Secretaria de Educação de Pernambuco, o CREFONO 4 junto com um grupo de fonoaudiólogos lotados na Secretaria de Educação de Pernambuco criou um Grupo de Trabalho (GT) para, a princípio, elaborar um documento explicando as atribuições legais dos fonoaudiólogos pernambucanos lotados na Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco.
Na última semana, na sede desta Jurisdição, no Recife/PE, 13 fonoaudiólogas participaram de uma reunião com a presidente do CREFONO 4, fga. Ana Cristina Montenegro, e a fiscal Oilda Silva. O objetivo do encontro foi debater as distorções das atribuições fonoaudiológicas nesses serviços, além de conhecer as experiências de cada profissional.
“O encontro foi bastante proveitoso e enriquecedor. Ouvimos as queixas de cada uma delas. O principal problema diagnosticado é a falta de entendimento da competência do fonoaudiólogo educacional nesses setores/departamentos. Infelizmente, a nomeclatura do cargo, Técnico Educacional-Fonoaudiólogo impede os profissionais de exercerem as atividades próprias da Fonoaudiologia”, resumiu a presidente do CREFONO 4.
Por conta dessa nomenclatura no cargo, a remuneração salarial em alguns casos é incompatível com a função, visto que os vencimentos mensais terminam sendo menor do que os profissionais do nível médio. Outro impasse é em relação ao impedimento para participarem das capacitações. “Todos esses problemas terminam provocando um desgaste financeiro e emocional muito grande para categoria. Aqueles que adquirem outro vínculo empregatício tem que provar constantemente que também são profissionais da saúde e podem acumular mais de um vínculo publico”, explicou a fiscal Oilda Silva.
Algumas que conseguem realizar atividades na área, estão na Assistência à Educação Especial e o outro grupo vinculado aos Núcleos de Atenção ao Servidor, que deveriam atuar na promoção da saúde vocal dos educadores, realizam atividades alheias ao cargo.
As fonoaudiólogas presentes são vinculadas a oito Gerências Regionais de Educação – GRE-Agreste (Caruaru), GRE-Metro Sul (Recife), GRE-Metro Norte (Recife), GRE-Mata Centro (Vitória de Santo Antão), GRE-Recife Norte, GRE-Médio São Francisco (Petrolina), GRE-Vale do Capibaribe (Limoeiro), GRE-Litoral Sul (Barreiros) e GRE-Mata Norte (Nazaré da Mata).
PROVID