Internamento de idosos cai 70%, diz Ministério da Saúde


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Cerca de 1,2 milhão de usuários de planos de saúde aderiram ao Programa para Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças lançado há um ano pela Agência Nacional de Saúde (ANS). Segundo balanço de monitoramento do Ministério da Saúde, um dos principais resultados da iniciativa foi a redução de 70,3% das internações de idosos no período. O programa implantado pelos planos de saúde estimula hábitos saudáveis e oferece prêmios e descontos nas mensalidades dos planos.

O balanço do ministério aponta que houve redução de 11,7% de fraturas em idosos com mais de 85 anos. A procura de atendimento em pronto-socorro diminuiu 18,8%. Outro dado que chamou a atenção foi o percentual de 14,9% da realização de mamografia na população entre 50 e 69 anos. A ANS afirma que a média é de 46% nessa faixa de idade na saúde suplementar.

O percentual de pacientes que perderam peso em oito meses chega a 62,2%, enquanto os que controlam a pressão arterial é de 92%, diz a agência. De acordo com o levantamento, o percentual de diabéticos controlados é de 63,4%, já os idosos que criaram novos vínculos sociais chega a 74%. As mulheres que amamentaram seus filhos até os seis meses somam 81,6% dos segurados.

?Essa é uma resolução da ANS que busca mudar a visão sobre a atenção à saúde, são planos de saúde e não de doenças. Em um ano de resolução aumentou em seis vezes o número de pessoas que participam de programas como esses de qualidade de vida e aumentou em seis vezes a quantidade de planos de saúde que ofereceram esses programas para os seus beneficiários?, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Saúde.

B

« Voltar