Prazo para nomeação do concurso da SESAB 2008 foi expirado


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Os fonoaudiólogos que foram aprovados no concurso da SESAB, realizado em 2008, com prazo de vigência expirado no último dia 9 de agosto não serão mais convocados pelo Governo da Bahia, exceto por ordem judicial. De acordo com o assessor jurídico do CREFONO 4, Dr. Ricardo Toscano, embora a Assembleia Legislativa da Bahia tenha aprovado, no último dia 1º de agosto, o Projeto de Lei 19.891/12 que criou 342 novos cargos, sendo 22 destinados a fonoaudiólogos, a convocação dessas novas vagas só será possível depois que a administração pública abrir um novo concurso, dentro da sua conveniência e oportunidade. “Não tem direito subjetivo o candidato que é aprovado acima das vagas previstas em edital de concurso cujo quadro ficou completo com a nomeação dos aprovados iniciais. A criação de novas vagas, durante o prazo de validade do concurso público, não garante o direito à nomeação para aqueles que foram aprovados fora das vagas originalmente previstas no edital do certame, por se tratar de ato discricionário da Administração, não havendo o que se falar em direito adquirido, mas tão-somente em expectativa de direito%u201D, justificou Toscano.
Com relação à existência de fonoaudiólogos terceirizados e REDAs, a substituição dos mesmos já foi objeto da Ação Civil Pública, movida pelo Ministério Publico da Bahia, após denúncias do CREFONO 4 e de profissionais aprovados neste concurso, tendo sido deferido a liminar para que a SESAB procedesse com as substituições relativas às vagas ocupadas por REDAs, convocando os classificados na ordem de classificação. %u201CUma vez que havia a necessidade da mão-de-obra dos aprovados, demonstrado pela existência de contratações precárias, gerou aos candidatos aprovados o direito subjetivo presumido à nomeação, ainda que além do número de vagas oferecidos no certame. Isso já foi feito, porém, se ainda houver fonoaudiólogos terceirizados ou temporários, deve-se levar ao conhecimento do Ministério Público, para que tome as medidas cabíveis junto ao juízo que deferiu a liminar%u201D, explicou o assessor jurídico do CREFONO 4.


ENTENDA O CASO
Nos últimos quatro meses, diversos fonoaudiólogos baianos que haviam sido aprovados no Concurso Público realizado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), e não tinham sido convocados nomeados por estar além do número de vagas publicadas no edital (9), puderam, enfim, comemorar sua convocação e consequente nomeação. Depois de diversas ações envolvendo o CREFONO 4, a Associação dos Profissionais Fonoaudiólogos do Estado da Bahia (APROFEB) junto ao Ministério Público (MP) da Bahia e alguns dos aprovados que entraram com mandato de segurança, o governador Jaques Wagner anunciou e já publicou no Diário Oficial a convocação de quase 50 fonoaudiólogos.
Além disso, o CREFONO 4, junto com alguns fonoaudiólogos participaram de diversas reuniões em setores técnicos da SESAB, com representantes de instituições estaduais de saúde, representantes de Instituições de Ensino Superior e representantes da APROFEB, elaboraram uma nota técnica que foi entregue à SESAB justificando a necessidade de nomeação de um maior número de fonoaudiólogo no serviço público.


Fonte: Assessoria de Comunicação do CREFONO 4

« Voltar