Mais do que apenas uma terapia da fala: Fonoaudiologia contra rugas
Por Amanda Carvalho
A fonoaudiologia não é apenas uma terapia para a fala como muita gente acredita, mas uma verdadeira aliada em manter o rosto jovem e bonito. Com manobras específicas para cada pessoa, o profissional incentiva uma verdadeira musculação da face dos seus pacientes que podem perceber as mudanças logo na primeira sessão. A fonoaudióloga Soledade Torreão Santiago explicou que os exercícios no rosto e pescoço são baseados em alongamento, relaxamento, aquecimento e fortalecimento dos músculos nessa região. Ela adverte que os exercícios não devem ser feitos sem acompanhamento do especialista.
Com o passar dos anos, todas as expressões que mais realizamos na vida são agravadas no rosto por meio das rugas e da flacidez da pele. Para evitar as rugas profundas e o aspecto envelhecido da pele, a fonoaudiologia estética promove uma série de exercícios e manobras que o paciente pode ficar fazendo em casa. “As rugas se formam perpendicularmente às direções das fibras, ou seja, na testa as fibras são verticais e as rugas se formarão horizontalmente. As rugas surgem em decorrência dos movimentos que repetimos várias vezes, como para mastigar, engolir, respirar, falar e se expressar”, afirmou.
As manobras, feitas com as mãos, irão alongar, relaxar, aquecer e fortalecer os músculos da face de maneira natural e não invasiva como forma de prevenir as rugas e a flacidez. Também é feito uma reeducação das expressões, ou seja, a fonoaudióloga observa como o paciente mastiga, engole e se expressa e ensina-o a fazê-lo sem marcar tanto o rosto. “Os exercícios deixam os músculos mais fortes e eles conseguem desempenhar suas funções sem exageros. O paciente também aprende que sempre que lavar o rosto, por exemplo, não deve esfregar o rosto para baixo, mas para cima. O movimento no rosto deve ser sempre ascendente”, disse.
A pressão dos movimentos é intensa, porém sem exageros, pois a compressão forte pode acabar fazendo novas rugas em vez de preveni-las. Soledade adverte que algumas publicações costumam colocar o passo a passo de exercícios da face de forma errônea e, para ter o efeito desejado, é preciso uma avaliação com o especialista e ter o acompanhamento adequado. “A avaliação é importante porque o profissional vai poder observar cada característica do paciente, como um lado do rosto mais flácido, por exemplo.