Conselhos de Saúde participam da manifestação contra o Ato Médico


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

No dia 30 de maio várias entidades profissionais da área da saúde de Pernambuco irão se unir em frente ao Hospital da Restauração, no bairro do Derby, no Recife/PE para reinvidicar a não aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 268, de 2002, que pretende regulamentar o Ato Médico. A manifestação será organizada pelo Fórum dos Conselhos das Profissões da Área da Saúde (FCPAS) e terá a participação do CREFONO 4.


O objetivo é reivindicar a integralidade e autonomia de todas as profissões regulamentadas por lei ao longo dos anos. De acordo com a presidente do CFFa, Bianca Queiroga, se a redação do PL for aprovada da maneira como está haverá retrocesso em relação às conquistas profissionais de diversas categorias, inclusive da Fonoaudiologia.


“A união e participação de todos é a melhor forma de aglutinarmos forças para que o Projeto de Lei possa ter as modificações necessárias para garantir a autonomia das demais profissões da área da saúde e a harmonia entre as categorias”, explicou a conselheira Denise Menezes que coordena o Fórum dos Conselhos das Profissões de Saúde de Pernambuco.


O Ato Médico busca regulamentar o exercício da medicina, mas restringe a atuação de diversos profissionais da saúde ao submeter o exercício de suas funções ao crivo dos médicos.


“Mais uma vez o maior prejudicado com isso tudo será o cidadão, pois a qualidade de atendimento e o acesso aos serviços integrais de saúde serão diretamente afetados. Por isso, o Conselho Federal de Fonoaudiologia pede o apoio não apenas dos profissionais e estudantes da saúde, mas também de toda a sociedade para a mobilização”, reforça Bianca Queiroga.


SERVI

« Voltar