Senado lança campanha sobre Teste da Orelhinha


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Local onde foi publicado: Jornal do Senado – DF
Data: 06/10/2011


Senado lança campanha sobre Teste da Orelhinha


De acordo com a Fundação Hear the World, apenas 5% dos recém-nascidos se beneficiam atualmente do procedimento que detecta problemas auditivos.


O Senado vai lançar hoje a campanha “Teste da orelhinha: rápido, não dói e gratuito”. O objetivo da campanha é divulgar junto à população os benefícios sociais e de saúde em torno da realização do exame.


Durante o evento de lançamento, que vai ocorrer na Presidência do Senado a partir das 10h, serão apresentados dados específicos e atualizados sobre a surdez no país e o impacto financeiro nos cofres públicos. De acordo com a Fundação Hear the World, apenas 5% dos recém-nascidos se beneficiam atualmente do procedimento que detecta problemas auditivos.


A Lei 12.303/10, projeto de autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), obriga hospitais e maternidades a realizarem o exame de forma gratuita.


O teste da orelhinha consiste na avaliação da audição em recém-nascidos e permite o diagnóstico precoce de perda auditiva. O exame é indolor, com a colocação de um pequeno fone na parte externa do ouvido, com duração média de 3 a 5 minutos.

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