Encontro Brasileiro de MO marca início da ABRAMO


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

O  IV Encontro Brasileiro de Motricidade Orofacial, realizado nos dias 10 e 11 de junho, em Natal, Rio Grande do Norte, marcou a criação da Associação Brasileira de Motricidade Orofacial (ABRAMO), entidade formada pelos profissionais especialistas na área, que surge para fortalecer e lutar pelos interesses da Motricidade Orofacial no Brasil. A primeira reunião da ABRAMO foi realizada durante o evento e contou com representantes de diversos estados do país.


O encontro, organizado pelos docentes do curso de Fonoaudiologia da UFRN, professores Leandro Pernambuco, Renata Cavalcanti, Hipólito Magalhães e Lourdes Bernadete com o apoio dos discentes do curso, contou com a persença de cerca de 300 inscritos e teve como objetivo divulgar a Motricidade Orofacial e reunir os especialistas na área.


O Encontro Brasileiro de MO trouxe, ainda, novidades, como a exposição de 60 painéis e a instituição do Prêmio Irene Marchesan para premiar o “!Destaque Científico”. O trabalho vencedor do prêmio foi “A mastigação do laringectomizado: estudo eletromiográfico”, dos autores Gerlane Karla Bezerra Oliveira Nascimento, Leilane Sena, Daniele Andrade da Cunha e Hilton Justino da Silva,  do Grupo Patofisiologia do Sistema Estomatognático da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
 
Durante o evento, os presentes também participaram do lançamento e sessão de autógrafos do livro “Atualidades em Motricidade Orofacial”, organizado pelos professores da UFRN que coordenaram o Encontro e pelo Prof. Hilton Justino da UFPE.
 
Para o fonoaudiólogo pernambucano Hilton Justino, que também representou Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), o evento tornou-se histórico para a Motricidade Orofacial brasileira e alavancou o curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no cenário nacional.


O Encontro contou com a participação do Prof. Dr. Hênio Ferreira de Miranda, diretor do Centro de Ciências da Saúde, da Profa. Fabiana Araújo, chefe do Departamento de Fonoaudiologia, da Profa. Maria de Jesus Gonçalves, coordenadora do curso de Fonoaudiologia, e da representante do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 8ª região, Fga. Valéria Xavier.


O IV Encontro Brasileiro de Motricidade Orofacial contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN (PROEX), através do Edital de Cursos e Eventos e os anais do Encontro serão publicados em breve na Revista Extensão e Sociedade da PROEX.


Fonte: Assessoria de Comunicação do CREFONO 4

« Voltar