Faculdades de Fonoaudiologia do Sul completam 20 anos de existência
Neste ano, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Santa Catarina, e o Centro Universitário Metodista (IPA), no Rio Grande do Sul, comemoraram 20 anos da existência de seus cursos de graduação em Fonoaudiologia. O CFFa parabeniza a ambos por sua esforço na formação contínua de novos profissionais nessa importante área. O Conselho teve a honra de ser convidado a participar das comemorações pelas fonoaudiólogas Sinara dos Santos Hutner, coordenadora do curso na Univali, e Maria Inês Dornelles da Costa Ferreira, coordenadora do curso na IPA.
No dia 25 de novembro o curso da Univali realizou sua cerimônia comemorativa de 20 anos de existência. Reunindo profissionais formados, estudantes e docentes, a comemoração teve distribuição do Prêmio Fonoaudiologia e Compromisso Social 2010. A premiação foi voltada aos professores e alunos que ajudaram a divulgar a profissão na imprensa escrita.
A Univali forma em média 30 profissionais por ano. A instituição realiza semanalmente 90 atendimentos de terapia aos pacientes com distúrbios de comunicação, 60 exames de triagem auditiva neonatal e 500 atendimentos de seleção, indicação e adaptação de aparelhos auditivos, além de avaliação audiológica. Os pacientes vêm de 53 municípios do estado.
A comemoração do curso do IPA ocorreu entre os dias 27 e 29 de outubro, integrando a XVI Semana Acadêmica e a I Mostra de Saúde Coletiva na instituição. O evento discutiu a realidade atual da Fonoaudiologia, com temas como a obrigatoriedade do teste da orelhinha e a atuação do Crefono 7 promovendo a profissão.
A professora do curso e presidente do Crefono 7, Marlene Canarim Danesi, ministrou a palestra de abertura, intitulada Trajetória da Fonoaudiologia no Rio Grande do Sul. Outros momentos do evento foram conduzidos por ex-alunos, outros profissionais da saúde e acadêmicos do curso, apresentando trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de saúde coletiva.
O curso do IPA foi fundado em 14 de agosto de 1989 e teve sua primeira turma em 1990, com 40 alunos. Tem hoje um currículo de matriz generalista possibilitando ao aluno a versatilidade profissional.
O Conselho Federal de Fonoaudiologia parabeniza a Univali e o IPA por seus 20 anos de Fonoaudiologia e a todos os demais cursos que comemoraram em 2010 mais um ano de existência e sucesso na formação profissional.
Parabéns!
Fonte: Conselho Federal de Fonoaudiologia