Fonoaudióloga orienta trabalhadores da indústria moveleira de Alagoas
Os trabalhores da indústria moveleira de Arapiraca, no Agreste Alagoano, participaram, nos dias 17 e 18 de novembro, do Seminário Sobre Saúde e Segurança no Trabalho na Indústria Moveleira daquela região. O setor moveleiro é conhecido por oferecer vários riscos à saúde, entre eles o risco à saúde auditiva, para o trabalhador.
Um dos destaques do seminário foi o lançamento de um vídeo e de uma publicação em quadrinhos com algumas orientações indicando os caminhos para que a fabricação de móveis se torne uma atividade segura, saudável e livre de passivos ambientai.
A grande novidade foi a participação da fonoaudióloga Bárbara Lima, do CEREST/Arapiraca, que coloborou na elaboração do material didático lançado no evento. O grande ponto relacionado à Fonoaudiologia foi a inserção do tema Ruído.
Os materiais educativos (video e cartilhas) foram produzidos conjuntamente pelo CEREST/Arapiraca, SEBRAE de Alagoas e pela FUNDACENTRO/PE, considerada a maior instituição de pesquisa do país na área de saúde e segurança do trabalho.
Durante o seminário a fonoadióloga alagoana ministrou uma palestra intitulada: “Ruído na indústria moveleira: impactos na saúde do trabalhador”. O evento contou com um público muito amplo, como empresários, trabalhadores do setor e autoridades do Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, entre outras instituições vinculadas ao tema, além de acadêmicos de diversas áreas.
“Foi um espaço muito importante para a divulgação das ações da Fonoaudiologia nessa área. Fiquei bastante animada com o resultado do seminário”, concluiu.
IND