CREFONO 4 alerta jovens quanto ao uso de equipamentos eletrônicos


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Você sabe que não é o tipo do som que determina a perda auditiva, mas o volume (intensidade) e tempo de exposição. Preocupado em alertar a população quanto a esses riscos, o Conselho Regional de Fonoaudiologia – 4ª Região (CREFONO 4), realiza a Semana da Saúde Auditiva 2010. Durante cinco dias (de 08 a 12 de novembro), fonoaudiólogos de todos os estados que compõem nossa jurisdição estarão realizando atividades de orientações e prevenções da surdez em diversas escolas, além dos trabalhadores que são expostos a ruídos no dia-a-dia das suas atividades profissionais.


O objetivo da campanha é esclarecer aos jovens sobre o uso dos tocadores de MP3 ou MP4, que são utilizados por mais de 100 milhões de pessoas no mundo. “Esses equipamentos chegam, facilmente, aos 120 dB, intensidade suficiente para provocar perda auditiva com utilização diária de menos de cinco minutos”, alertou a coordenadora regional da Campanha, fga. Cleide Teixeira. O tema da Semana será “Os malefícios da poluição sonora dos equipamentos de amplificação sonora individuais usados no dia-a-dia.”


Uma pesquisa realizada na Inglaterra pela Deafness Research estima que os jovens de hoje fiquem surdos 30 anos mais cedo do que os seus pais. O principal motivo desta previsão desastrosa é o desconhecimento dos efeitos nocivos dos sons intensos, e a música pode ser um deles, para a audição humana.


CLIQUE E VEJA A PROGRAMA

« Voltar