Unicap inicia grupo de terapia gratuito para pessoas que gaguejam
O Programa de Mestrado em Ciências de Linguagem, em parceria com a Clínica de Fonoaudiologia da Universidade Católica de Pernambuco inicia um Grupo de Terapia para Pessoas que Gaguejam. Os encontros, voltados para jovens e adultos, acontecem sempre aos sábados, das 10h às 12h, na sala C3, do 7º andar, do Bloco G4, da Católica. Os interessados podem entrar em contato com a coordenadora do grupo, Profª Drª Nadia Azevedo (2119-4024) ou com a fga. Tatiana Cavalcanti, através do telefone (81) 9104-2666 e marcar uma triagem. O tratamento é de graça.
Realizado em grupo e supervisionado por uma fonoaudióloga, a intenção da terapia é trabalhar aspectos como: mudança da imagem que o sujeito gago tem de si; concepções de fluência e disfluência, a previsão do erro antes mesmo de falar, as situações e pessoas que geram mais gagueira ou mais fluência, entre outras questões.
“Mostramos a cada um deles que não existe uma fala que seja 100% fluente”, explicou a fonoaudióloga Tatiana Cavalcanti para depois complementar: “Nosso objetivo é fazer com que o sujeito com gagueira enxergue o problema não como uma doença, que precisa de cura, mas como algo inerente à linguagem, a fala do sujeito, já que não existe uma fala perfeita, sem deslizes.”
No tratamento são utilizados textos sobre gagueira e depoimentos dos próprios pacientes que pertencem ao grupo.
CRIAN