Estudo diz que vuvuzelas podem causar perda permanente de audição
Estudo realizado por pesquisadores das universidades de Pretória, na África, e da Flórida, nos Estados Unidos, concluiu que as vuvuzelas, item bastante usado na Copa da África, podem causar perda permanente de audição. O ruído produzido pelas cornetas africanas soa como uma manada de elefantes em disparada.
Para chegar a tal conclusão, os pesquisadores realizaram testes com 11 torcedores em um estádio com capacidade para 30 mil lugares. Cada um deles entrou no estádio usando um aparelho para medir a exposição ao som. Quatro deles receberam vuvuzelas para usar durante o jogo.
Os equipamentos revelaram que a média de exposição ao som dos participantes foi de 100,5 decibéis, sendo que oito deles tiveram médias acima dos 140 decibéis e o campeão ficou com 144,5 decibéis.
Os médicos De Wet Swanepoel, da Universidade de Pretória, e James Hall, da Universidade da Flórida, informaram que esses resultados são preocupantes, já que a legislação sul-africana não permite que um trabalhador comum esteja exposto a uma função na qual ouve sons acima de 85 decibéis. As vuvuzelas emitem 116 decibéis a uma distância de um metro, por exemplo.